Porquê fazer o IELTS?

O IELTS (International English Language Testing System) é o teste de Inglês mais popular do mundo. Todos os anos mais de dois milhões de pessoas realizam este teste. 

O IELTS abre portas – e pode ajudar quem quer viver, estudar e trabalhar em qualquer parte do mundo. Mais de oito mil organizações espalhadas pelo mundo reconhecem o IELTS, incluindo instituições académicas, empresariais e governamentais. De facto, o IELTS é o único teste de inglês aceite para efeitos de emigração por todos os países que exigem um uma avaliação em língua inglesa.  

O teste IELTS é concebido para o ajudar a usar o Inglês na sua nova vida no estrangeiro. Em menos de três horas, avalia todas as suas competências em língua inglesa: Compreensão Auditiva, Leitura, Expressão Escrita e Expressão Oral.

A forma mais eficaz de testar o nível de conversação em Inglês é presencialmente. O IELTS é o teste mais comummente aceite e avalia a expressão oral através de um diálogo com um examinador. 

Concebido por especialistas em testes de inglês e reconhecido em todo o mundo, o IELTS garante uma avaliação justa e credível dos seus conhecimentos de Inglês.

PORQUÊ FAZER O IELTS COM O BRITISH COUNCIL?

O British Council tem mais de 75 anos de experiência no ensino e na avaliação de Inglês. Ajudámos pessoas em mais de 130 países a obter certificados em língua inglesa que as ajudam a aproveitar todas as oportunidades na vida. A nossa vasta experiência significa que, se desejar fazer um exame connosco, poderá estar confiante de que terá todo o nosso apoio. 

Algumas razões por que milhões de pessoas fizeram o IELTS com o British Council:

Apoio especializado: desde vídeos e livros até cursos interativos online, damos-lhe acesso aos melhores materiais para se preparar para o teste;

Recursos gratuitos: Road to IELTS é o curso online do British Council de preparação para o teste. Ao inscrever-se no IELTS connosco, acede também a 30 horas de preparação gratuitas. 

Datas e locais à escolha: temos mais de 500 locais em mais de 100 países. Isto significa que é possível decidir onde e quando fazer o teste de entre uma enorme variedade de opções. 

Facilidade de inscrição: é possível inscrever-se no IELTS online e aproveitar as diferentes opções de pagamento em euros. 

Resultados rápidos: garantimos a possibilidade de consultar online o resultado do IELTS em apenas 13 dias a contar da data do teste.   

Inscrição

Poderá fazer a sua inscrição no IELTS de forma fácil e rápida através do nosso Serviço de Inscrição Online.

Para se inscrever, basta seguir os passos abaixo:

1. LEIA A INFORMAÇÃO DESTINADA AOS CANDIDATOS

Faça download do folheto Information for Candidates e consulte toda a informação sobre o formato do  teste, o tipo de perguntas e os resultados. 

* De notar que o IELTS não é recomendado a candidatos com idade inferior a dezasseis anos. 

2. ESCOLHA A MODALIDADE DO TESTE MAIS ADEQUADA PARA SI

Há duas versões do IELTS:

IELTS Académico

IELTS Geral

Leia o nosso guia, que explica de forma simples como escolher a modalidade mais adequada para si. 

3. CONSULTE AS DATAS DO TESTE IELTS

Visite a nossa página e informe-se sobre datas, pagamento e locais

O número total de vagas para todas as sessões do IELTS é limitado. Para garantir uma vaga, é aconselhável fazer a sua inscrição cinco semanas antes da data escolhida para o teste. Naturalmente, poderá haver vagas disponíveis depois desse prazo. O nosso Sistema de Inscrição Online dar-lhe-á informação atualizada sobre disponibilidade de datas. 

Nota: Os testes de Compreensão Auditiva, Leitura e Expressão Escrita serão realizados no mesmo dia. O teste de Expressão Oral poderá ter lugar no mesmo dia, ou até uma semana antes ou depois do dia principal do teste. Se a data do teste de Expressão Oral for diferente da do dia principal, os candidatos serão previamente informados. De notar que, para concluir todos os testes no mesmo dia, será sempre dada preferência aos candidatos que tenham de percorrer uma longa distância para realizar o teste IELTS.

4. INSCREVA-SE ONLINE

Aceda ao nosso Sistema de Inscrição Online para reservar o seu lugar no teste. 

Certifique-se de que poderá apresentar os documentos pedidos no passo 5 e usar uma das formas de pagamento referidas no passo 6.

5. PREPARE E ENVIE OS DOCUMENTOS

No momento de inscrição no teste, certifique-se de que nos envia TODOS os seguintes documentos:

  • Fotocópia do documento de identificação (passaporte, Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão)
  • Os candidatos que não sejam cidadãos europeus deverão apresentar cópia do respetivo visto. 

6. FORMA DE PAGAMENTO

O preço de inscrição no teste é de EUR 200,00, pagamento pela Internet, através da ficha de inscrição online. O pagamento terá que ser efetuado com cartão de crédito ou débito online. Por isso necessita logo no ato de inscrição dos dados do seu cartão.

7. CONCLUA A SUA INSCRIÇÃO

Imprima o Resumo de Inscrição no final do processo de inscrição (ou o email que receber posteriormente).

Cópias dos resultados

Se desejar que o resultado do seu teste seja enviado para universidades ou outras instituições de ensino, indique por favor os endereços pretendidos nos respetivos campos da ficha de inscrição online. Fazemos o envio até um máximo de 5 cópias por aluno.

8. DEPOIS DA INSCRIÇÃO

Depois de se inscrever, receberá um email automático com os códigos de acesso ao curso online gratuito: Road to IELTS

  • Uma semana antes da parte escrita do teste, enviar-lhe-emos um email a confirmar a hora e o local do teste. 

Para mais informações, contacte o nosso Departamento de Exames.  

CONDIÇÕES ESPECIAIS

O IELTS foi concebido para ser um teste justo, pelo que os seus conhecimentos de Inglês serão avaliados objetivamente, independentemente de quaisquer necessidades especiais que tenha.

Se necessitar de condições específicas para a realização do seu exame, dar-lhe-emos todo o apoio. Por exemplo, ajudamos pessoas com deficiência visual, dificuldades auditivas ou dislexia.

Contacte-nos com uma antecedência de três meses para saber como poderá solicitar condições especiais para a realização do exame.

REEMBOLSO

Se desejar pedir um reembolso, leia a nossa política de reembolso antes de apresentar o pedido.

Poderá pedir um reembolso:

  • Se cancelar a sua inscrição pelo menos cinco semanas antes da data do exame. Receberá o reembolso da taxa de inscrição, menos EUR 50,00 de taxas administrativas
  • Se cancelar a inscrição durante as cinco semanas que antecedem o teste, não faremos o reembolso, a menos que nos seja apresentada uma justificação para o cancelamento. Se o desejar fazer, deverá preencher e enviar um Formulário de Pedido de Reembolso, juntamente com a justificação escrita. Será necessário recebermos estes documentos pelo menos cinco dias antes da data do teste
  • Para mais informações sobre reembolsos, por favor, consulte os Termos e Condições IELTS.

ALTERAÇÃO DA DATA DO EXAME

Se desejar alterar a data do seu exame, deverá avisar-nos pelo menos cinco semanas antes da data para que se inscreveu. Para isso, deverá preencher e enviar-nos o Formulário de Pedido de Alteração

Preparação

Se se inscrever no IELTS através do British Council poderá beneficiar do acesso exclusivo a uma vasta gama de materiais didáticos – todos concebidos para que possa obter a melhor nota possível no teste IELTS.

1. CURSO ROAD TO IELTS – 30 HORAS DE ESTUDO ONLINE GRÁTIS

O curso Road to IELTS, concebido pelo British Council, é um recurso online de autoaprendizagem nos domínios da Compreensão Auditiva, Leitura, Expressão Escrita e Expressão Oral. Concebido especialmente para os alunos do IELTS, Road to IELTS inclui:

  • Materiais práticos
  • Testes cronometrados
  • Sessões de estudo
  • Pontuação online
  • Ferramentas de autoavaliação que permitem aferir o seu progresso.

Experimente os recursos do Road to IELTS com 10 horas de estudo grátis agora mesmo.

Ao inscrever-se no IELTS connosco, dar-lhe-emos acesso a mais 20 horas de materiais didáticos

2. MAIS MATERIAIS DE APOIO ONLINE DO BRITISH COUNCIL

Também dispomos de uma variedade de materiais de apoio para se preparar para os testes de Compreensão Auditiva e Expressão Oral.

PREPARAÇÃO PARA O TESTE DE COMPREENSÃO AUDITIVA DO IELTS

PREPARAÇÃO PARA O TESTE DE EXPRESSÃO ORAL DO IELTS

3. O SITE LEARNENGLISH

No British Council temos um site dedicado à aprendizagem da língua inglesa. O LearnEnglish tem uma grande variedade de materiais de apoio, tais como:

  • Vídeos
  • Podcasts
  • Sessões de estudo de gramática e vocabulário
  • Materiais para inglês profissional/comercial e uma revista
  • Jogos
  • Dicas para o IELTS
  • Faça parte de uma comunidade em rede.

Os materiais de apoio deste site são de facto uma valiosa ajuda na preparação para o teste IELTS e dar-lhe-ão mais confiança à medida que a data do teste se aproxima.  

4. LIVROS SOBRE O IELTS

É possível adquirir vários livros de estudo para o teste IELTS no British Council. Os nossos livros são escritos por alguns dos mais importantes especialistas de língua inglesa do mundo. 

5. CURSOS E WORKSHOPS DO IELTS NO BRITISH COUNCIL

Se pensa que poderia beneficiar de uma aprendizagem presencial, temos vários cursos de preparação para o IELTS ministrados por professores de Inglês altamente qualificados e com um profundo conhecimento do exame. 

Resultados

Sabemos que os resultados são importantes para si. Sabemos que quer resultados rápidos, mas sabemos também que é importante que conheça a pontuação que melhor reflete o seu desempenho. 

Os resultados do teste IELTS são conhecidos 13 dias depois da data do teste. 

RESULTADOS DO IELTS ONLINE E POR CORREIO

É possível consultar o resultado do exame online 13 dias após a data do teste, a partir das 17:00 horas.

O resultado do IELTS (também conhecido como Relatório de Resultados) ser-lhe-á enviado por correio 13 dias depois da data do dia principal do teste. 

Não é possível conhecer os resultados por telefone, email ou fax. 

RELATÓRIO DE RESULTADOS (TRF - Test Report Form)

TRF: o seu Relatório de Resultados.

Cada candidato receberá uma cópia do Relatório. Infelizmente, no caso de perda, não poderá ser facultada uma segunda cópia.

Contudo, durante dois anos é possível pedir (no centro onde foi realizado o teste) fotocópias oficiais do Relatório. 

RELATÓRIO DE RESULTADOS DESTINADO A INSTITUIÇÕES

Podemos enviar cópias extras (até um máximo de cinco) por correio para diferentes entidades (por ex., universidades, serviços de emigração, etc.). Se desejar que o façamos, deverá fornecer os respetivos endereços na altura da inscrição.

Estas instituições exigem um original do Relatório de Resultados. Não são aceites fotocópias deste documento. 

Estas entidades podem consultar as notas dos candidatos através do Serviço de Verificação do Relatório de Resultados. Para isso, necessitam do número do documento, que se encontra no canto inferior direito da página. 

VALIDADE DO RELATÓRIO DE RESULTADOS

As instituições não aceitam um relatório com mais de dois anos. Após este período, o candidato terá de provar que o seu nível de inglês se manteve ou melhorou desde que realizou o teste.  

COMPREENDER A PONTUAÇÃO DO IELTS

O IELTS apresenta uma nota para todos os níveis de Inglês: não existe aprovação ou reprovação. É atribuída uma classificação de 0 a 9 para cada um dos módulos do teste: Compreensão Auditiva, Leitura, Expressão Escrita e Expressão Oral. 

Saiba mais sobre a pontuação do IELTS e o sistema de 0 a 9 

Saiba como a pontuação do IELTS se adapta ao Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) do Conselho da Europa.

COMO CONTESTAR A CLASSIFICAÇÃO

Não é comum haver um erro na classificação. Contudo, se pensa que houve um erro poderá recorrer ao Serviço de Contestação de Resultados e solicitar uma reavaliação do teste. Este pedido deverá ser feito nas seis semanas seguintes à data do teste. Pode escolher as partes do teste que deseja ver reavaliadas. 

Este serviço inclui uma taxa, cujo valor será reembolsado se a classificação global do teste se alterar após a reavaliação. O Serviço de Contestação de Resultados pode demorar até oito semanas para concluir o processo. Para mais informações sobre este serviço, contacte-nos

POSSO VOLTAR A REALIZAR O TESTE?

Pode fazer o teste as vezes que desejar. Contudo, tenha em conta que, para melhorar substancialmente a classificação, é necessário estudar mais. A investigação sobre o IELTS aponta para a improbabilidade de melhorar a classificação sem aprofundar o estudo do Inglês.