Em 2017, o programa da Casa da Música será inteiramente dedicado à música britânica.

Mais de 30 concertos e 1200 atividades educativas irão ter lugar durante o ano. O British Council, em colaboração com a Casa da Música, celebrou a abertura deste fantástico programa com uma série de eventos, que tiveram lugar de 20 a 22 de janeiro, no Porto, na Casa da Música.

A lista de músicos britânicos convidados a participar em concertos e em outros eventos na Casa da Música, é extensa e notável, entre os quais destacamos Sir John Eliot Gardiner, Dame Felicity Lott, George Benjamin, Harry Christophers, Richard Egarr, Alexander Shelley, entre muitos outros. 

A Casa da Música mantém há muito tempo, excelentes relações com instituições britânicas, compositores e músicos.

A Casa da Música tem vindo a desempenhar um papel muito importante na promoção em Portugal dos mais importantes compositores britânicos. Nos últimos anos tem encomendado e apresentado obras de compositores como por exemplo, Sir Harrison Birtwistle, Jonathan Dove, James Dillon e Jonathan Harvey, que foi o compositor em residência em 2009.

A Casa da Música, ao longo dos anos, tem vindo a estabelecer parcerias com as mais importantes instituições britânicas como por exemplo, a BBC Radio 3, a Orquestra Sinfónica da BBC, a Orquestra Filarmónica de Londres, o Barbican Centre e o Festival Huddersfield de Música Contemporânea.

O British Council, em parceria com a Casa da Música, organizou um programa intensivo de atividades para celebrar a abertura do Ano da Música Britânica (20-22 janeiro). Os vários profissionais e delegados Europeus convidados a participar no programa do fim-de-semana inaugural e participaram no simpósio sobre o impacto do resultado do referendo britânico na indústria da música na Europa. Nesta discussão participaram Tom Service (BBC Radio e Guardian), Cathy Graham (Diretora Departamento Música, British Council), Sir Nicholas Kenyon (Diretor do Barbican Centre) e Emmanuel Hondré (Filarmónica de Paris). Se tem interesse em ver o filme sobre o programa do fim-de-semana inaugural veja o video.

O programa do fim-de-semana inaugural deu-nos a oportunidade de conhecer quatro notáveis compositores britânicos – Philip Venables, Edmund Finnis, Emily Howard e Daniel Kidane. Irão ser produzidas várias newsletters, nos próximos meses, para vos manter informados sobre os eventos na Casa da Música, assim como para vos dar a conhecer as entrevistas com os compositores britânicos. Podem ler as primeiras, já disponíveis, em baixo. 

Entrevista: Shiva Feshareki

Entrevista: Anna Meredith

Entrevista: Daniel Kidane

Entrevista: Emily Howard

Entrevista: Philip Venables

Entrevista: Edmund Finnis

Caso tenha interesse, pode subscrever a nossa newsletter British Council Music, no final destas páginas. 

canto superior esquerdo: Emily Howard, Philip Venables, Edmund Finnis (© Marie Kaus), Daniel Kildane (© Fernando De Franceschi)
canto superior esquerdo no sentido da rotação dos ponteiros do relógio : Emily Howard, Philip Venables, Edmund Finnis (© Marie Kaus), Daniel Kildane (© Fernando De Franceschi)

Here’s to hoping that the wind of change doesn’t completely blow away common sense.

Daniel Kidane travelled to Portugal for the opening of the Year of British Music. Read his thoughts on Portugal, his start in music, and Brexit...

Ligações externas