Casa da Música – Year of British Music

Em 2017, o programa da Casa da Música será inteiramente dedicado à música britânica.

Mais de 30 concertos e 1200 atividades educativas irão ter lugar durante o ano. O British Council vai celebrar a abertura deste fantástico programa, com uma série de eventos, que terão lugar de 20 a 22 de janeiro, no Porto, na Casa da Música.

A Casa da Música mantém há muito tempo, excelentes relações com instituições britânicas, compositores e músicos.

A lista de músicos britânicos convidados a participar em concertos e em outros eventos na Casa da Música, é extensa e notável, entre os quais destacamos Sir John Eliot Gardiner, Dame Felicity Lott, George Benjamin, Harry Christophers, Richard Egarr, Alexander Shelley, entre muitos outros. 

A Casa da Música tem vindo a desempenhar um papel muito importante na promoção em Portugal, dos mais importantes compositores britânicos. Nos últimos anos tem encomendado e apresentado obras de compositores como por exemplo, Sir Harrison Birtwistle, Jonathan Dove, James Dillon e Jonathan Harvey, que foi o compositor em residência em 2009.

A Casa da Música, ao longo dos anos, tem vindo a estabelecer parcerias com as mais importantes instituições britânicas como por exemplo, a BBC Radio 3, a Orquestra Sinfónica da BBC, a Orquestra Filarmónica de Londres, o Barbican Centre e o Festival Huddersfield de Música Contemporânea.

Fim-de-semana inaugural do programa 2017 – 20-22 de janeiro 

O British Council, em parceria com a Casa da Música, organizou um programa intensivo de atividades para celebrar a abertura do Ano da Música Briânica (20-22 janeiro). Os vários profissionais e delegados Europeus convidados a participar no programa do fim-de-semana inaugural, vão ter a oportunidade de conhecer pessoalmente quatro notáveis compositores britânicos – Philip Venables, Edmund Finnis, Emily Howard and Daniel Kidane, e participar no simpósio sobre o impacto do resultado do referendo britânico na indústria da música na Europa. Nesta discussão participarão Tom Service (BBC Radio e Guardian), Cathy Graham (Diretora Departamento Música, British Council), Sir Nicholas Kenyon (Diretor do Barbican Centre) e Emmanuel Hondré (Filarmónica de Paris).

Para mais informação: arts@britishcouncil.es