Em que consistiu o programa “Shakespeare Lives”?

O Shakespeare Lives foi um programa global que celebrou o legado do dramaturgo mais conhecido do mundo no 400º aniversário de sua morte, em 2016.

Realizado pelo British Council e pela campanha GREAT Britain, o programa incluiu uma série de eventos e atividades que celebraram Shakespeare como o autor que fala com todas as pessoas e todas as nações. Mais de 140 países participaram das festividades, com exibições de filmes, mostras de fotografia, peças de teatro e atividades nas escolas, além de uma série de colaborações entre artistas e produções online

Os recursos gratuitos que foram lançados durante o Shakespeare Lives continuam disponíveis:

Descubra mais sobre Shakespeare Lives e explore um conjunto de recursos aqui:

https://www.shakespearelives.org/programme

ShakespeareLives em Portugal

Shakespeare em Filme

Em 2016, o British Film Institute (BFI) lançou um grande projeto comemorando Shakespeare. O projeto incluiu filmes que datam de 1899 até hoje, todos adaptados e inspirados pelo trabalho de Shakespeare.

Veja a página Shakespeare on Screen no sítio de BFI (British Film Institute) ScreenOnline

Leia mais informação sobre filmes na nossa programação "Glorioso Verão" em baixo.

Glorioso Verão

“Shakespeare continua a ser relevante nos nossos dias?” foi a questão que Sara Carinhas, atriz e embaixadora Shakespeare do British Council em 2016, colocou aos alunos do British Council, durante o workshop de verão em Lisboa.

Glorioso Verão no Teatro

O programa Glorioso Verão gerou uma riqueza de trabalhos portugueses bastante criativos realizados em teatros nacionais e municipais e locais bem conhecidos em Lisboa. O diretor artístico do Teatro Nacional D Maria II, Tiago Rodrigues, foi elogiado pelo seu trabalho como diretor e dramaturgo em Portugal e no estrangeiro. 

A Glorious Summer no cinema

Glorious Summer foi o cenário ideal para exibir quatro filmes da coleção Shakespeare on British Tour do British Council. Estes foram disponibilizados através da parceria com o British Film Institute e a entrada foi gratuita.

O Glorioso Verão, nos museus, teatros e bibliotecas

O British Council proporcionou o visionamento de short films,The Complete Walk, que proporcionou outra experiência gratuita junto do público.Todas as 37 peças de Shakespeare foram exploradas em filmes de 10 minutos criados pelo Globo de Shakespeare. As pessoas interessadas poderiam seguir uma trilha em Lisboa para ver os 37 filmes e explorar as instituições culturais que os acolheram.

O programa Glorioso Verão continua...

William Shakespeare não é claramente um estrangeiro para os portugueses, como ilustrado pelo festival Glorious Summer. Em resposta a uma das perguntas dos alunos sobre se Shakespeare ainda é importante hoje, Sara Carinhas referiu-se à sua capacidade de expressar "um mundo inteiro em poucas palavras, de uma forma que todos podemos relacionar". Os reinterpretações inovadoras de suas peças mostram mais uma vez como seu teatro permanece relevante e fértil em 400 anos.

The Complete Walk

Para comemorar o 400º aniversário da morte do Bardo, Shakespeare Globe reuniu um elenco de estrelas para realizar 37 curtas - um para cada peça. 

O British Council proporcionou o visionamento de short films,The Complete Walk, que proporcionou outra experiência gratuita junto do público.Todas as 37 peças de Shakespeare foram exploradas em filmes de 10 minutos criados pelo Shakespeare Globe. As pessoas interessadas poderiam seguir uma trilha em Lisboa para ver os 37 filmes e explorar as instituições culturais que os acolheram.

Veja os destaques do The Complete Walk

Sonetos Shakespeare – Original e Reinterpretação: online

A Coleção Shakespeare 400 do Arquivo de Poesia contém gravações de vinte sonetos lidos por dez grandes poetas. Cada poeta escolhe (e lê) um soneto preferido de Shakespeare e, inspirado por esse soneto, escreve um novo soneto da sua autoria.

Sara Carinhas – Embaixadora ShakespeareLives

Sara Carinhas nasceu em Lisboa em 1987. Estudou música, aulas de canto, balé e teatro. Ela começou sua carreira como atriz em 2003 e já realizou Racine, Shakespeare, Chekhov, Brecht, entre outros. Em 2015 ganhou o Globo de Ouro da Melhor Atriz em Teatro por seu papel na peça "A Farsa".

Em 2013, Sara Carinhas dirigiu a sua primeira peça “The Waves” baseada na peça de Virginia Woolf

Em 2016, Sara Carinhas aceitou o desafio lançado pelo British Council para ser Embaixadora do programa ShakespeareLives 2016.

Atores portugueses foram entrevistados sobre o legado de Shakespeare
por Sara Carinhas, 

Sara Carinhas, a nossa "embaixadora", entrevistou alguns dos mais conhecidos atores portugueses, sobre a importância do trabalho de Shakespeare, nas suas carreiras. Recolhemos algumas respostas muito interessantes.

Leia as entrevistas com Diogo Infante; Manuela Couto; Cristina Carvalhal; entre outros.

Veja a entrevista com atriz e produtora Cristina Carvalhal (ou acima)

British Council, Shakespeare 2016 and UCI Cinemas

O British Council estabeleceu uma parceria com a UCI, para promover as peças da RSC (Royal Shakespeare Company) e o National Theatre, como parte de seu programa designado por Temporada Clássica .

A United Cinemas International - UCI - é uma cadeia de cinemas com sede no Reino Unido representada em vários países do mundo – em Portugal em Lisboa e no Porto. 

Os alunos do British Council tiveram direito a desconto no preço do até 4 bilhetes por sessão.

Visionamento de peças ao vivo e em diferido:

2015:

Maio: Love’s Labour’s Lost

Maio: Love’s Labour’s Won

Juho: The Crucible

Julho: Merchant of Venice

Agosto: Othello

Outubro: Henry V

Outubro: Hamlet (NT)
Jornalista Sílvia Rato, do canal TV Sic Notícias, entrevista alguns dos membros do público que assistiram à transmissão da peça Hamlet de Benedict Cumberbatch.

2016

Janeiro: Les Liaisons Dangereuses (NT)

Fevereiro: As You Like IT

Março Hangmen (NT)

Março: The Tempest

Setembro: Cymbeline

Outubro: King Lear

Ligações externas