Collecting Europe

Vamos olhar para o futuro daqui a 2000 anos...e olhar para trás, para o nosso mundo de hoje.

Collecting Europe é uma colaboração entre o Goethe-Institut e o Victoria & Albert Museum (V&A), em parceria com o British Council. Esta colaboração convida alunos e artistas de todo o mundo a imaginar como o nosso presente pode ser visto a partir do futuro.

Para dar início a este projeto, 12 artistas internacionais foram convidados a imaginar como será a Europa daqui a 2.000 anos a partir de agora. As 12 comissões artísticas formam uma exposição no V&A. Iremos ter outras apresentações artísticas, workshops, debates e outros eventos.

Collecting Europe desafia as pessoas a questionar alguns conceitos, entre os quais as fronteiras, a identidade e a nacionalidade - temas que são tão relevantes a nível global como para o debate sobre a Europa.

Tenha uma visão online sobre a Europa.

As três instituições criaram um website - collectingeurope.net, que inclui:

  1. Uma exposição digital em constante evolução das atividades realizadas no âmbito do programa "Collective Europe"
  2. Uma série de questões relacionadas com os temas fronteiras e identidade, são colocadas aos utilizadores.  Algumas das questões são:
  • Pode imaginar um mundo sem países? Sim/Não
  • As identidades nacionais poderiam ser substituídas por uma cidadania digital? Concorda/Discorda

À medida que os utilizadores respondem a estas perguntas, vão tendo ideias, construindo um mundo a partir dos seus próprios conceitos de limites, fronteiras e identidade. Desta forma passam a fazer parte de um coletivo, podendo comparar as respostas uns dos outros, explorando as ideias de pessoas de diferentes países e de diferentes idades.

Aprender usando o site Collecting Europe

Collecting Europe irá crescer para além de 2017, vai incluir um conjunto de recursos para ensino da língua inglesa, com vista a explorar os temas da identidade e limites.