Sergison Bates – Ciclo Distância Crítica – Trienal de Arquitectura de Lisboa
Date
3ª feira, dia 15 de maio de 2018 -
19:00 até 20:30
Local
Debate com Sergison Bates

Distância Crítica

Em arquitectura, a conferência é uma das formas primordiais de partilha de conhecimento. Distância Crítica proporciona precisamente esse espaço, estabelecendo uma grande proximidade e diálogo entre público e orador. Os convidados são referências no pensamento da arquitectura, com uma carreira consistente e singular, reconhecida pela crítica. Estes ciclos de conferências, feitas em parceria com o Centro Cultural de Belém, pretende ainda ampliar o campo de reflexão em termos geracionais e tipológicos, incluindo autores emergentes e formas de desenho para lá de programas convencionais. 

Apesar de privilegiarmos quem actua no campo de uma arquitectura dita “real”, no 3º ciclo de conferências abrimos espaço para quem opera na vertente “ficcional”, no campo cinematográfico ou através de ensaios de alta tecnologia que abrem caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas.

Sergison Bates – Ciclo Distância Crítica

Fundado em 1996, por Jonathan Sergison e Stephen Bates, este atelier de arquitectura tem a reputação de ser um dos melhores do Reino Unido, dedicando-se a projectos que vão do planeamento urbano à recuperação, passando por edifícios públicos ou de habitação. Sediado em Londres, o atelier é internacional na abordagem e na composição da equipa, tendo em 2010 inaugurado um segundo escritório em Zurique.    

Os seus projectos são enraizados no contexto em que se inserem, tendo uma abordagem sensível ao lugar, e ao potencial da experiência dos materiais e da construção, com particular preocupação por questões de sustentabilidade ambiental, social e económica. 

Este atelier pretende criar uma arquitectura contemporânea guiada pelo design, cuja abordagem é fundada na pesquisa e sustentada pelo trabalho académico dos parceiros da Sergison Bates, que já ganharam reconhecimento crítico nacional e internacional, através de prémios, entre eles o Erich Schelling e a Medalha de Ouro Heinrich Tessenow.

Orador: Stephen Bates

Conversa com Cristina Veríssimo 
Arquitecta com Mestrado pela Universidade Harvard (2000-2002). Fundou o atelier CVDB com Diogo Burnay em 1998. É professora na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Dalhousie (Canadá), desde 2012. 

Arquitetura, Artes