Pode candidatar-se enviando um vídeo da sua apresentação. O tema é escolhido por si, mas certifique-se de que a apresentação tem uma duração máxima de três minutos. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes - mas devem dar ao júri uma ideia do que vai ser a sua apresentação quando a realizar perante o público. Pode usar adereços mas apenas os que conseguir levar consigo para o palco.

As melhores 20 candidaturas passam à etapa seguinte deste interessante concurso: em 2016, a apresentação ao vivo na Fundação Calouste Gulbenkian decorreu em abril, oportunidade para o júri avaliar o potencial dos candidatos para comunicar um tópico científico para o público em geral.

Os 12 finalistas selecionados em abril frequentaram a masterclass, e colocaram depois as suas capacidades à prova na final nacional em maio, perante uma plateia ao vivo, no impressionante Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O vencedor do FameLab Portugal irá representar Portugal nas Finais Internacionais, as quais decorrem durante o Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, entre 6 e 11 de junho de 2017.