STEM across Europe: making it real - 3rd International Education Conference - 15 November 2016

 

Junte-se a nós em Londres, na terceira Conferência Internacional de Educação do projeto MARCH:
STEM across Europe: making it real

A conferência tem lugar na terça-feira, 15 de novembro, na Burlington House, Geological Society, em Londres. O evento reunirá educadores e instituições para debater o futuro da educação, e como podemos tornar a ciência mais real para os alunos nas escolas. O dia vai incluir sessões de debate sobre "melhores práticas", tanto dentro como fora da sala de aula, um painel de debate sobre o futuro do ensino das ciências e uma oportunidade de interagir com especialistas em educação de todo o mundo. Um painel formado por jovens alunos irá também contribuir com as suas ideias para a conferência e apresentará o seu próprio "Manifesto".

Os detalhes completos do programa serão divulgados mais perto da data, mas contamos, por exemplo, com uma palestra da Professora Louise Archer, Kings College London, do projeto ASPIRES. O registo dos participantes tem início às 09.00, com a Conferência a terminar por volta das 16.30.

Um evento de celebração do projeto e “Edu-Showcase” terá lugar no barco Tattershall Castle, no rio Tamisa, entre as 18.00 e as 22.00 no mesmo dia, com buffet e bebidas.

A inscrição em ambos os eventos é gratuita e pode ser efetuada através das ligações abaixo indicadas:

Day-time Conference 

Evening ‘Edu-Showcase’ 

MARCH

É docente de ciências ou está interessado no ensino das ciências?

MARCH (MAke Science Real in sCHools) é uma rede que reúne instituições, ONGs e instituições de ensino. A rede é constituída por nove parceiros provenientes de sete países europeus: Reino Unido, Portugal, Grécia, Alemanha, Sérvia, Lituânia e Bulgária.

O que tem a ganhar com este projeto?

Durante o desenvolvimento do projeto MARCH iremos organizar várias atividades, incluindo webinars em que qualquer pessoa interessada pode participar. Se deseja estar envolvido, por favor entre em contato connosco.

Um dos objetivos do projeto é também a recolha de exemplos de boas práticas no ensino das ciências, ideias que talvez o possam inspirar a si e aos seus alunos. Para saber mais, consulte regularmente o nosso sítio web.

Mais sobre o MARCH 

Os nossos principais objetivos são:

  • Ajudar os jovens a contribuir ativamente para o processo de aprendizagem
  • Argumentar a favor da relevância da ciência para a vida quotidiana
  • Promover a ciência como uma força que contribui para uma cidadania ativa
  • Realçar a relação entre as capacidades científicas e a empregabilidade futura.

Fazemos uso de um ambiente de aprendizagem colaborativo para partilhar conteúdos inovadores e as melhores práticas no ensino das ciências nas escolas secundárias sob o tema "Cidades Sustentáveis". Os nove parceiros envolvidos no projeto estão cientes da necessidade de melhorar o ensino das ciências como meio de melhorar a empregabilidade dos jovens. Para atingir os nossos objetivos, usamos técnicas inovadoras que tornam o processo de aprendizagem mais atraente e cativante. O nosso objetivo é chegar a mais de 10 mil escolas em toda a Europa e atrair o interesse de milhares de jovens estudantes.

Para obter mais informações sobre o projeto MARCH entre em contato com Fátima Dias.

Leia o nosso relatório

Durante a primeira fase do nosso projeto MARCH foram recolhidos dados por meio de um questionário online destinado a professores e alunos. Tanto o inquérito como a análise qualitativa revelou que o ensino secundário nos países que estudámos padece de algumas deficiências importantes que colocam sérios desafios para as políticas públicas a curto e médio prazo. Pode ler o relatório completo online. Se tiver quaisquer perguntas ou comentários sobre a pesquisa, por favor entre em contato connosco.

Com o nosso parceiro em Portugal, Ciência Viva, em Março de 2015, organizámos um workshop local em Lisboa, que reuniu alunos, professores, educadores e investigadores para debates e outras atividades.

A segunda “Innovation Swap Workshop”, reunindo participantes de nove países na partilha de opiniões e de experiências no ensino de ciências, também teve lugar em Lisboa, organizada em conjunto com a Ciência Viva, em Maio de 2015.

MARCH (Make Science Real in Schools) é um projeto que conta com o apoio da Comissão Europeia.

PROJETOS-PILOTO NAS ESCOLAS

A próxima fase do projeto MARCH decorre durante 2016 e teremos as escolas envolvidas a desenvolver projetos-piloto fazendo uso das melhores práticas identificadas nas fases preliminares do projeto nos diversos países envolvidos.

Em Portugal estão envolvidas 24 escolas, abarcando o território continental de norte a sul e também os Açores.

Pretende-se, no final desta fase, recolher as opiniões dos alunos sobre se estas melhores práticas contribuiram para as suas visões sobre as ciências e sobre como as mesmas podem ser ensinadas, tornando as matérias mais apelativas.

CONFERÊNCIA FINAL DO PROJETO MARCH

Em Novembro de 2016 tem lugar a conferência final do projeto MARCH, evento marcante em que pretendemos reunir alunos, educadores, investigadores, delineadores das políticas educativas, todos aqueles que estiveram envolvidos no desenvolvimento do projeto e os que poderão contribuir para o fim último do mesmo, a melhoria dos currículos para o ensino das ciências.

A conferência decorre em Londres e é aberta ao público interessado. Mais informações sobre a mesma irão surgindo aqui ao longo de 2016. 

MARCH: Make science real in schools

Ligações externas