By British Council Portugal

04 de Apr de 2024 - 14:30

Five reasons to take IELTS, blog image

Em baixo, encontrarás cinco bons motivos para escolher o exame IELTS como a forma de alcançar as tuas metas de estudo, trabalho ou migração. São:

  • Aceitação mundial
  • Opções adequadas para ti
  • Sistema de Pontuação simples
  • Muito apoio pré-exame
  • One Skill Retake

Sejam quais forem os teus motivos para escolher estudar ou trabalhar num ambiente anglófono, precisarás de garantir que os resultados do teu exame de proficiência na língua inglesa sejam amplamente aceites por escolas, universidades e empregadores. Provavelmente, também procurarás uma ampla gama de materiais de preparação para te ajudar a alcançar a melhor classificação possível.

De todas estas formas e muito mais, o IELTS sobressai, e isso significa que tu também.

Aceitação mundial - com o selo de aprovação do British Council

Através do exame IELTS, começarás a abrir um mundo entusiasmante de oportunidades.

O IELTS é o exame escolhido pelas pessoas que se queiram mudar para a Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. O IELTS já é reconhecido por mais de 12 000 organizações em todo o mundo. Isto inclui as melhores universidades e escolas, departamentos governamentais, associações profissionais e empresas - instituições que querem receber o teu talento e potencial.

Podes descobrir se a tua organização de preferência aceita o IELTS e que pontuação precisas para trabalhar ou estudar lá, usando a nossa ferramenta de pesquisa útil.

Opções adequadas para ti, não há uma abordagem igual para todos

Nem todos têm a mesma ambição, e é por isso que existe mais de um tipo de exame IELTS e mais de uma forma de o fazer. Com estas opções, podes ter a certeza de que encontrarás o exame adequado para ti.

IELTS Academic

Foi criado para pessoas que planeiem estudar em inglês a nível de licenciatura ou pós-graduação. Este exame reflete o tipo de linguagem académica que deverás encontrar. Se o teu objetivo for o ensino superior, ou se estiveres à procura de reconhecimento das tuas credenciais profissionais, esta é a melhor opção para ti.

IELTS General Training

Foi criado para pessoas que queiram migrar para um país anglófono para viver, fazer formação ou estudar abaixo do nível de licenciatura. Este exame avalia a tua proficiência na língua inglesa num contexto prático e do dia a dia e reflete as situações laborais e sociais que deverás encontrar.

IELTS para vistos e imigração para o Reino Unido (UKVI)

É um tipo específico de exame IELTS Academic ou IELTS General Training para pessoas que precisem de um visto para o Reino Unido para estudar, trabalhar ou viver no Reino Unido. Se isto se aplicar a ti, também podes ter de fazer o exame IELTS for Life Skills. Ambos são exames SELT (Secure English Language Tests) aprovados pelo Ministério do Interior do Reino Unido.

Com o IELTS, também pode escolher como fazer o exame: em papel ou num computador, num dos nossos centros de exames. Tudo depende se preferes escrever à mão ou usar um teclado.

Adicionalmente, podes fazer o exame IELTS Academic a partir de casa através do IELTS Online usando o teu computador ou portátil. Esta opção está disponível numa série de países - vê aqui para descobrir se é elegível.

Para mais informação sobre diferentes tipos de exames IELTS, consulta a nossa página que exame escolher.

Pontuação simples que é fácil de perceber e é amplamente reconhecida

Os resultados do IELTS são fáceis de perceber. Recebem pontuações em níveis numa escala de 1 ("não utilizador") a 9 ("utilizador especializado"). Por exemplo, alguém que consiga um nível 6 será classificado como "utilizador competente".

Há uma pontuação individual para cada parte do exame: Listening, Reading, Writing e Speaking. Pode ser em níveis completos ou meios níveis. O seu nível de pontuação geral baseia-se no seu desempenho médio em todas as quatro áreas.

Se necessário, as pontuações são arredondadas para o meio nível mais próximo, tal como neste exemplo:

Listening Reading Writing Speaking Média Pontuação geral por níveis
6,5 6,5 5,0 7,0 6,25 6,5

Todos os exames IELTS usam o mesmo sistema de pontuação, quer sejam preenchidos em papel, num computador no centro de exames ou online, tornando mais fácil perceber como o seu exame será pontuado.

Outro benefício do IELTS é que pode ser facilmente mapeado em relação ao quadro europeu de referência CEFR, uma norma internacional para descrever as competências linguísticas numa escala de A1 (básico) a C2 (proficiente).

Qualquer pessoa que consiga o nível 7 do IELTS ou acima estará na categoria de "utilizador proficiente", enquanto qualquer pessoa que consiga o nível 4.5 do IELTS ou acima será reconhecido como "utilizador independente".

Encontrarás mais informação sobre as pontuações e comparações com o CEFR aqui e, para um guia completo dos resultados e pontuações, incluindo tempos de resposta e opções para novas marcações, visita esta página.

Muito apoio pré-exame para oferecer preparação para o melhor resultado

Com o IELTS, podes usar uma ampla variedade de materiais de preparação para te ajudar a adaptar a todos os aspetos do exame antes de o fazer. Independentemente da tua proficiência, estes materiais vão ajudar a refinar as tuas competências, aumentar a tua confiança e oferecer-te preparação para o dia do exame.

Estes recursos incluem o IELTS Ready Premium, com uma seleção de exercícios e aulas, bem como os exames demo IELTS gratuitos.

Se tiveres alguma questão, podes colocá-la a um professor IELTS através das Expert Live sessions no Facebook. Tutores individuais e coaching online personalizado também estão disponíveis.

Descobre mais materiais de preparação para o IELTS aqui.

One Skill Retake - para conseguir a pontuação desejada sem ter de refazer o exame completo

Graças a esta nova funcionalidade, o IELTS One Skill Retake, quando fazes o IELTS, tens a oportunidade de melhorar a tua pontuação numa competência específica sem ter de refazer o exame completo. 

Com o One Skills Retake, se sentires a necessidade de melhorar o teu desempenho ou se achares que não tiveste um bom desempenho numa competência, por exemplo, no Listening, Reading, Writing ou Speaking, podes focar-te unicamente nessa secção particular e refazer essa parte do exame nos 60 dias a seguir ao exame original.

Além disso, quando receberes o resultado do One Skill Retake, se preferires usar a pontuação original, podes fazê-lo! 

Consulte aqui para saber mais sobre esta funcionalidade.