Estabelecemos relações com pessoas de origens sociais e culturais muito distintas

O British Council cria oportunidades internacionais entre os povos do Reino Unido e de outros países e constrói relações de confiança entre todos no mundo inteiro. Estabelecemos relações com pessoas de origens sociais e culturais muito distintas. O contacto efetivo com a diversidade e a promoção da igualdade de oportunidades são assim uma parte essencial do nosso trabalho.  

Não há igualdade de oportunidades se a diversidade não for reconhecida e valorizada. Saiba mais sobre a diferença entre igualdade de oportunidades e diversidade e conheça as sete áreas em que intervimos. 

IGUALDADE

A igualdade de oportunidades tem que ver com uma visão das pessoas justa e sem preconceitos e com a criação de condições no local de trabalho e na sociedade que incentivem e valorizem a diversidade e promovam a dignidade. Procura corrigir desequilíbrios passados e assegurar que negociações com clientes e fornecedores sejam conduzidas de uma forma construtiva que favoreça a inclusão e não dê azo a uma discriminação injustificada.  

DIVERSIDADE

A diversidade está relacionada com a criação de um ambiente inclusivo e de práticas que beneficiam a instituição e todos os que trabalham nela e com ela. Tem em conta o facto de as pessoas serem diferentes umas das outras em muitos aspetos. Compreender, valorizar e gerir eficazmente estas diferenças pode resultar numa maior participação, que conduz ao sucesso a nível individual, da equipa e da instituição. 

Quando falamos de igualdade de oportunidades e diversidade, pensamos em sete áreas principais:

  • Idade
  • Deficiência 
  • Raça/etnia
  • Género (incluindo transexuais)
  • Religião/crença e cultura
  • Orientação sexual
  • Conjugação de trabalho e vida pessoal.

Desenvolvemos algumas políticas que promovem a igualdade e a diversidade e utilizamos uma série de ferramentas para verificar e avaliar o progresso na generalização destas políticas. Acreditamos que a melhor forma de gerir a igualdade e a diversidade é através da sua construção em todos os processos e funções e da sua presença nas decisões políticas e na planificação de todos os programas do início ao fim. É o que designamos por generalização dos princípios e práticas de igualdade e diversidade. 

INICIATIVAS PARA A DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Além de implementarmos políticas formais, procuramos também que o nosso compromisso com a igualdade e a diversidade se reflita nos eventos e atividades que realizamos. Eis alguns exemplos de iniciativas em que o tema é a diversidade e/ou que demonstram com sucesso o nosso compromisso com este aspeto tão importante do nosso trabalho.