O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL) é o sistema que define e explica os diferentes níveis de expressão e compreensão oral e escrita para línguas como o inglês. 

Esta norma é utilizada principalmente na Europa, embora existam outros países que também a tomam como referência. É de grande utilidade para os professores, pois permite-lhes avaliar as competências linguísticas dos seus alunos. 

No caso de estudantes ou pessoas que necessitem comprovar o seu nível de inglês para estudar, trabalhar ou candidatar-se a uma bolsa no estrangeiro, o QECRL permite comparar as notas ou nível obtido em exames como o IELTS ou Aptis ESOL com os exigidos pelas instituições educacionais ou empresas internacionais. 

O QECRL consiste em 6 níveis de referência comuns para todas as línguas: três blocos (A ou usuário básico, B ou usuário independente e C ou usuário proficiente), que por sua vez são divididos em dois subníveis, 1 e 2. 

Nível IELTS Aptis ESOL
A1   G/T
A2 3,5 G/T
B1 4-5

G/T Adv

B2 5,5-6,5 G/T Adv
C1 7-8 G/T Adv*
C2   Adv

* O Aptis ESOL General e o Aptis ESOL para Professores certificam até ao nível C (o candidato é competente no uso do inglês), mas não distinguem se o candidato está acima de C1 (com domínio operacional efetivo do inglês) ou C2 (domínio). No entanto, o Aptis ESOL Advanced distingue com precisão entre os níveis C1 e C2.