EUNIC e o British Council

A EUNIC Portugal foi fundada em 1996 e é constituída pelos institutos culturais e por embaixadas de países membros da União Europeia com presença em Lisboa. Conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e dedica-se à promoção da identidade europeia através da realização das mais diversas atividades culturais.

O British Council é membro fundador da EUNIC Portugal. 

A Noite da Literatura Europeia

A Noite da Literatura Europeia é um evento literário dedicado à divulgação da literatura europeia contemporânea, uma iniciativa promovida pelos Czech Centres (os centros culturais da República Checa) desde 2008, e que se celebra anualmente em diversos países da Europa.

Em Portugal, a primeira Noite da Literatura Europeia festejou-se no dia 24 de maio de 2013. Desde então, este serão literário – que é organizado pela EUNIC Portugal – já passou pelas zonas do Chiado e do Rato (2013), do Príncipe Real (2014 e 2015), e do Carmo e da Trindade (2016 e 2017). Integra, desde 2014, o programa das Festas de Lisboa, tendo vindo continuamente a aumentar o número de países participantes – dos iniciais 8 para 11 – e o número de espetadores, passando de 1300, na sua primeira edição, para cerca de 4000, em 2016.

Este ano o evento tem lugar no sábado, dia 24 de Junho, entre as 18:30 e as 23:30.

Com onze sessões de leitura que se realizam de meia em meia hora, esta é uma oportunidade única para conhecer a literatura europeia.

Do romance ao teatro, da poesia ao livro infantil, são 15 minutos a ouvir páginas de uma obra que desconhece e outros 15 minutos para pegar no mapa, seguir para o próximo espaço e descobrir um novo livro.

Alex Bellos

O British Council traz a Portugal o autor Alex Bellos.

Alex Bellos é autor de livros sobre o Brasil e sobre matemática. Um ex-correspondente na América do Sul para o jornal the Guardian, o seu primeiro livro foi Futebol: O Brasil em campo, um olhar sobre o Brasil através do seu desporto favorito. Os seus livros sobre matemática incluem Alex no país dos números: viagem pelo maravilhoso mundo da matemática e dois livros de colorir com base na matemática. Tem atualmente uma coluna no the Guardian onde escreve sobre matemática e puzzles.

As obras para as leituras são:

Futebol: O Brasil em campo

No Brasil, o futebol simboliza a harmonia racial e a extravagância da juventude – é um desporto que expressa a identidade de uma nação. Este livro explora o que torna este o ‘país do futebol’. Alex Bellos tece uma história de grandes nomes, ótimas equipas e grandes jogos de futebol. Misturando factos com lendas, histórias e mitos locais, descobrimos o que faz do futebol o estilo de vida brasileiro.

Tradutor: Jorge Viveiros de Castro

Alex no país dos números

O mundo da matemática pode parecer irrelevante e por vezes aborrecido. Mas ela está por detrás de quase tudo nas nossas vidas: desde a geometria de uma moeda ao modo como a probabilidade pode ajudar a ganhar no casino. Em busca de fenómenos matemáticos estranhos e maravilhosos, Alex Bellos viaja pelo mundo e traz-nos uma mistura de história, reportagens e provas matemáticas que o deixarão impressionado.

Tradutor: Jorge Pereirinha Pires

Rogério Martins

As leituras serão feitas pelo próprio autor e pelo professor e investigador Rogério Martins.

Rogério Martins é o autor e apresentador do programa Isto é matemática, na SIC Noticias, um programa totalmente dedicado à divulgação da Matemática, que já vai na 11ª temporada. É também a voz de muitos dos vídeos de matemática da Khan Academy Portugal. Foi durante três anos Director da Gazeta de Matemática, uma revista da Sociedade Portuguesa de Matemática. Foi orador convidado de várias palestras TEDx e escreve regularmente no Expresso online. É professor e investigador no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Em 2012, foi considerado, pelo jornal Expresso, um dos 100 portugueses mais influentes.

Sala de Extrações da Lotaria, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

E as leituras do autor britânico decorrem na Sala de Extrações da Lotaria, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Largo Trindade Coelho. Instalada num dos antigos claustros seiscentistas da Casa Professa de São Roque, a atual Sala de Extrações da Lotaria Nacional deve-se a um projeto traçado no início do século XX pelo arquiteto Adães Bermudes, responsável, também, pelo antigo Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista, atual Museu de São Roque. Desde 1903 que a sorte “anda à roda” nesta sala, para cumprimento do decreto aprovado em 1783 por D. Maria I, concedendo à Instituição a exploração da Lotaria e assegurando, assim, que a Misericórdia consiga chegar a quem mais precisa.

A entrada é livre para todos os eventos.

Venha conhecer obras de 11 autores europeus contemporâneos e, ao mesmo tempo, descobrir alguns espaços em Lisboa.