A Noite da Literatura Europeia: 08 de junho de 2019

A Noite da Literatura Europeia: 08 de junho de 2019

A Noite da Literatura Europeia é um evento literário dedicado à divulgação da literatura europeia contemporânea, uma iniciativa promovida pelos Czech Centres (os centros culturais da República Checa) desde 2008, e que se celebra anualmente em diversos países da Europa.

Em Portugal, a primeira Noite da Literatura Europeia festejou-se no dia 24 de maio de 2013. Desde então, este serão literário – que é organizado pela EUNIC Portugal – já passou pelas zonas do Chiado e do Rato (2013), do Príncipe Real (2014 e 2015), e do Carmo e da Trindade (2016 e 2017), Bairro Alto (2018). Integra, desde 2014, o programa das Festas de Lisboa, tendo vindo continuamente a aumentar o número de países participantes – dos iniciais 8 para 14 – e o número de espetadores, passando de 1300, na sua primeira edição, para cerca de 4300, em 2018.

Com múltiplas sessões de leitura que se realizam de meia em meia hora, esta é uma oportunidade única para conhecer a literatura europeia. Do romance ao teatro, da poesia ao livro infantil, são 15 minutos a ouvir páginas de uma obra que desconhece e outros 15 minutos para pegar no mapa, seguir para o próximo espaço e descobrir um novo livro.

Em 2019, o evento literário mais internacional das Festas de Lisboa volta a encher as ruas já no próximo dia 8 de junho. Na sua 7.ª edição, a Noite de Literatura Europeia muda-se para a histórica Colina de Santana, e a entrada continua a ser gratuita.

Ao todo, são 14 os países representados nesta edição da Noite da Literatura Europeia, onde poderá encontrar nomes como Daniel Kehlmann (Alemanha), Judith Nika Pfeifer (Áustria), Dubravka Oraić Tolić (Croácia), Leopoldo María Panero (Espanha), Maria Turtschaninoff (Finlândia), Maylis de Kerangal (França), Christos Ikonomou (Grécia), John Banville (Irlanda), Enrico Ianniello (Itália), Olga Tokarczuk (Polónia), João Tordo (Portugal), Kamil Bouška (República Checa) e Radu Paraschivescu (Bucareste). A literatura britânica vai estar representada por Fiona Mozley e a obra “Elmet: Vidas Desencantadas”.

A inauguração está agendada para as 18h00, nas Carpintarias de São Lázaro, e vai contar com a presença de um convidado especial – a Casa Fernando Pessoa.

Pode consultar mais informações nas redes sociais da NLE.

A EUNIC Portugal foi fundada em 1996 e é constituída pelos institutos culturais e por embaixadas de países membros da União Europeia com presença em Lisboa. Conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e dedica-se à promoção da identidade europeia através da realização das mais diversas atividades culturais.

O British Council é membro fundador da EUNIC Portugal.

Europa 61

De 16 a 22 de maio, o Cinema Trindade, no Porto, acolheu uma semana de cinema europeu que visou refletir sobre a ideia de Europa entre duas datas de particular relevância para a União Europeia: no dia 9 de maio celebra-se o Dia da Europa e no dia 26 terão lugar eleições para o Parlamento Europeu.

De 16 a 22 de maio, o Cinema Trindade, no Porto, acolhe uma semana de cinema europeu que visa refletir sobre a ideia de Europa.

A mostra pretendeu comemorar a Europa enquanto identidade cultural, social e política através da exibição de 14 filmes, provenientes de 14 países diferentes (Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia) e todos eles importantes para a compreensão daquilo que é a Europa hoje. A Revolução Francesa, a II Guerra Mundial, a Primavera de Praga ou a atual crise de refugiados são alguns dos temas contemplados nesta programação. 

// entrada livre

// programação
Carlos Nogueira

// horários e programação disponíveis em: https://issuu.com/europa61/docs/europa_61_brochura_v4 

// organização
Representação da Comissão Europeia em Portugal
EUNIC Portugal
Porto/Post/Doc
#europa61 #euandme #cinemaeuropeu #cinematrindade