Noite da Literatura Europeia 2018

A EUNIC Portugal foi fundada em 1996 e é constituída pelos institutos culturais e por embaixadas de países membros da União Europeia com presença em Lisboa. Conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e dedica-se à promoção da identidade europeia através da realização das mais diversas atividades culturais.

O British Council é membro fundador da EUNIC Portugal.

A Noite da Literatura Europeia

A Noite da Literatura Europeia é um evento literário dedicado à divulgação da literatura europeia contemporânea, uma iniciativa promovida pelos Czech Centres (os centros culturais da República Checa) desde 2008, e que se celebra anualmente em diversos países da Europa.

Em Portugal, a primeira Noite da Literatura Europeia festejou-se no dia 24 de maio de 2013. Desde então, este serão literário – que é organizado pela EUNIC Portugal – já passou pelas zonas do Chiado e do Rato (2013), do Príncipe Real (2014 e 2015), e do Carmo e da Trindade (2016 e 2017). Integra, desde 2014, o programa das Festas de Lisboa, tendo vindo continuamente a aumentar o número de países participantes – dos iniciais 8 para 11 – e o número de espetadores, passando de 1300, na sua primeira edição, para cerca de 4300, em 2017.

Com múltiplas sessões de leitura que se realizam de meia em meia hora, esta é uma oportunidade única para conhecer a literatura europeia. Do romance ao teatro, da poesia ao livro infantil, são 15 minutos a ouvir páginas de uma obra que desconhece e outros 15 minutos para pegar no mapa, seguir para o próximo espaço e descobrir um novo livro.

Kamila Shamsie

Kamila Shamsie é autora de sete romances, que foram traduzidos para mais de 20 línguas. Conflito Interno foi nomeado para o Man Booker Award e para o Women’s Prize for Fiction, além de selecionado para o Costa Novel Award; Sombras Queimadas foi selecionado para o Orange Prize for Fiction; e Um Deus em cada Pedra foi selecionado para o Bailey’s Women’s Prize for Fiction. Três dos seus outros romances (In the City by the Sea, Kartography, Versos Quebrados) receberam prémios da Academia de Letras do Paquistão. Fellow da Royal Society of Literature, e uma das Best of Young British Novelists da Granta, Kamila Shamsie cresceu em Carachi, no Paquistão, e vive atualmente em Londres.

Ulisses Ceia

Ulisses Ceia nasceu em Lisboa, em 1980. Concluiu o curso de interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2001 e iniciou a carreira profissional no Teatro Experimental de Cascais sob a orientação de Carlos Avilez. Em 2003 viajou para Londres, onde acabou por residir durante quatro anos, frequentando diversos cursos e workshops de teatro. Pertence, desde 2011, ao elenco do Teatro Educa, e trabalha regularmente com as companhias de teatro Artelier e This is That. Em 2014, estreou-se como encenador com A Volta ao Mundo em 80 Dias da companhia de teatro Byfurcação.