O finalista de cada distrito vai estar presente na grande final, e o vencedor será consagrado como “o orador TOP do ano”
Lisboa, 13 de Março de 2025 – O Coliseu Porto Ageas será palco da Grande Final do Torneio de Oratória TOP 2025, já no próximo dia 23 de março. O evento vai reunir os melhores jovens oradores de Portugal, este ano estão apurados 14 jovens estudantes que vão competir através da apresentação de uma prova de oratória, representando os seguintes concelhos do país: Lisboa, Braga, Tomar, Manteigas, Amarante, Arganil, Santiago do Cacém, Felgueiras, Maia, Amarante, Trofa e Vila Nova de Gaia.
O TOP é um torneio nacional que ocorre anualmente e tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências de comunicação dos jovens entre os 14 e os 16 anos, inscritos nas escolas públicas e privadas, de todo o território nacional. No decorrer do torneio, os mais de mil participantes receberam uma formação intensiva sobre oratória, seguida de uma prova de avaliação que seleciona os alunos mais promissores. A fase seguinte consistiu em semifinais distritais, onde foi eleito um finalista para estar presente na fase final no Coliseu Porto Ageas. Esta edição contou com mais de mil participantes.
Na Grande Final, os finalistas terão a oportunidade de demonstrar as suas habilidades de oratória numa competição desafiante. Este torneio proporciona aos jovens a oportunidade de desenvolverem as suas competências de oratória em público, uma competência essencial no contexto académico, mas também profissional.
O British Council que volta a apoiar a iniciativa pelo terceiro ano consecutivo, oferecerá ao vencedor um curso de inglês no British Council durante um ano, abrindo portas para oportunidades académicas e profissionais, uma vez que o domínio da oratória e do idioma inglês, fortalecem a capacidade dos jovens se expressarem eficazmente em diversos e contextos.
Como nas edições anterior, a Top Talks entrega o Troféu Carreira a um comunicador português. Este ano o galardoado será o apresentador Jorge Gabriel.
O evento conta com o alto patrocínio de sua excelência o Presidente da República, o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, e tem a RTP como media partner.