3ª feira, dia 03 de junho de 2025

O livro “The Captains' Coup: From Dictatorship to Democracy in Portugal”, do jornalista ativista Wilfred Burchett, será apresentado numa sessão ilustrada, pelos professores Daniela Melo e Timothy Walker, no dia 17 de junho, na sede do British Council, em Lisboa. A entrada é livre, com necessidade de inscrição prévia.

Baseado em manuscritos dactilografados originais recentemente descobertos na Biblioteca Nacional da Austrália, esta nova publicação representa uma nova perspetiva, que aprofunda conhecimentos, e inclui o manuscrito e anotações inéditas em inglês do autor original, sobre o golpe militar de 25 de abril de 1974, que pôs fim à mais longa ditadura da Europa moderna. 

“O nosso maior desafio foi encontrar os manuscritos originais do autor. Chegámos à pista da Biblioteca Nacional da Austrália, através do filho de Burchett, George Burchett, um artista residente no Vietname. Que apesar de não se lembrar de ter visto os manuscritos, referiu que após a morte do pai, tinha entregue vários documentos do seu pai a esta instituição”, salienta a co-autora do livro Daniela Melo. 

O trabalho do jornalista e ativista australiano, descrito como “um dos mais importantes jornalistas do século XX” é particularmente notável pelas entrevistas únicas com líderes militares e políticos da Revolução, bem como a cidadãos comuns, muitas vezes ignorados pela imprensa internacional da época.

“Para nós, era evidente que estes manuscritos, com as observações políticas de Wilfred Burchett, uma figura de inquestionável eminência jornalística, seriam úteis para qualquer pessoa interessada na transição para a democracia portuguesa, no desmantelamento do império colonial português, e na vaga global de revoluções democráticas iniciada pela Revolução dos Cravos portuguesa. Por conseguinte, consultámos os volumes de Burchett disponibilizados ao vasto público que lê inglês - como documentos históricos, excecionais pelos seus testemunhos, como exemplos icónicos do jornalismo político ativista dos anos 70,” refere Timothy Walker.

Os professores Daniela Melo e Timothy Walker analisaram o impacto e a relevância do jornalismo ativista de Burchett, destacando a forma como deu voz às mobilizações populares, desviando o foco das elites para os protagonistas anónimos da mudança. A sua análise revela as redes de interação entre atores sociais, políticos e económicos, e o papel central da narrativa e da emoção na construção da revolução portuguesa.

No final da apresentação, os autores estarão disponíveis para uma sessão de perguntas e respostas, e para autografar exemplares do livro.

Detalhes da Apresentação

• Local: British Council sala 201 - Rua Luís Fernandes 1-3 | 1249-062 | Lisboa

• Dia: 17 de junho (terça-feira)

• Horário:19h-20h

• Oradores: Daniela Melo professora na Universidade de Boston e Timothy Walker professor na Universidade de Massachusetts Dartmouth.

Link para inscrição: Apresentação e lançamento do livro: The Captain's Coup: From Dictatorship to Democracy

About the British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas. Apoiamos a paz e a prosperidade, construindo pontes, compreensão e confiança entre as pessoas do Reino Unido e os países de todo o mundo. Fazemo-lo através do nosso trabalho nas artes e na cultura, na educação e na língua inglesa. Trabalhamos com pessoas de mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. (www.britishcouncil.org).