O projeto ICEPELL – Open Access Resources, coordenado pela investigadora Sandie Mourão da Universidade Nova de Lisboa foi recentemente premiado na última edição dos Prémios ELTons, uma das maiores distinções internacionais no âmbito do ensino de línguas. O ICEPELL foi laureado na categoria de Recursos para Professores, destacando-se pela sua abordagem inovadora e impacto na formação de professores.
Os Prémios ELTons, são uma iniciativa do British Council, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas e premeiam os melhores projetos que contribuem para a inovação no ensino de línguas em todo o mundo. Esta edição ficou marcada pelo reconhecimento de um projeto nacional, sendo que em edições anteriores outros projetos já tinham sido considerados como finalistas, incluindo o da apresentadora Cristina Ferreira, em 2019.
O ICEPELL representa os produtos finais de um projeto Erasmus+ ‘Intercultural Citizenship Education through Picturebooks in early English Language Learning’ e trata-se de uma colaboração internacional que envolve seis instituições europeias, incluindo a Universidade Nova de Lisboa, a APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês, a Avans University of Applied Sciences (Holanda), a Nord University (Noruega), a Technische Universität Braunschweig (Alemanha) e a USR Piemonte (Itália). O projeto visa apoiar professores do ensino de inglês no pré-escolar e 1º e 2º ciclos no desenvolvimento de atividades interculturais, promovendo o ensino do inglês de uma forma inclusiva e integrando a área de cidadania.
A inovação do projeto ICEPELL está na sua capacidade de repensar as aulas de inglês, centrando-se em álbuns ilustrados (picturebooks) que abordam temas desafiantes, como a inclusão e diversidade, a guerra e refugiados, e a crise climática, e fornecendo guias abrangentes e práticos para professores e alunos.
Na mesma edição, o projeto ICEPELL recebeu também a ELTons Special Commendation do British Council, uma menção honrosa para cursos ou materiais destinados a jovens estudantes, reforçando a relevância e o impacto do projeto.
“Através dos álbuns ilustrados, os alunos ficam com ferramentas para começar a desafiar as construções sociais e a explorar o mundo que os rodeia em inglês e através dele. Os ‘ICEPELL: Open Access Resources’ incluem o ICEGuide, um manual para formadores, e 18 ICEKits. Estes kits fornecem apoio para a utilização dos álbuns ilustrados e foram desenvolvidos por professores para professores, após a participação num curso de formação liderado pelos parceiros do ICEPELL. Os conteúdos demonstram o potencial dos álbuns ilustrados para integrar a cidadania intercultural no ensino do inglês das crianças entre os 5 e os12 anos. Esta abordagem representa uma verdadeira inovação no ensino de inglês, não só pela seleção dos álbuns ilustrados, mas também pelos tópicos desafiantes que estes recursos multimodais introduzem nas aulas dos mais novos”, refere a investigadora Sandie Mourão.
Com mais de 200 candidaturas recebidas de 60 países, os Prémios ELTons continuam a ser uma plataforma importante para a promoção da inovação no ensino de inglês, e o ICEPELL se destaca como exemplo de boa prática. Os recursos, em acesso aberto, podem ser vistos no site do projeto: https://icepell.eu/
Para apresentar a sua candidatura para os ELTons 2025 pode submeter o formulário em: The ELTons | British Council até ao final do mês de março.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas. Apoiamos a paz e a prosperidade, construindo pontes, compreensão e confiança entre as pessoas do Reino Unido e os países de todo o mundo. Fazemo-lo através do nosso trabalho nas artes e na cultura, na educação e na língua inglesa. Trabalhamos com pessoas de mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. (www.britishcouncil.org).