Muitas das galerias e coleções de belas artes mais impressionantes do mundo estão a disponibilizar acesso gratuito às suas obras e exibições. Se já tem saudades de visitar uma galeria de arte ou museu ou, se simplesmente está sem ideias de como se entreter em casa, aproveite o seu tempo livre para as explorar. Se preferir até pode convidar um amigo, ligue-lhe por videoconferência e explorem estas galerias em conjunto.
1. Art UK
No Reino Unido, a Art UK define-se como o “lar online” de todas as coleções de arte do Reino Unido e defende a democratização das mesmas. A Art UK disponibiliza mais de 250.000 obras para todos os gostos, digitalizadas e pesquisáveis. Curioso? Dê uma vista de olhos, vai gostar!
2. National Gallery
Se preferir replicar a experiência de visitar uma galeria ou museu de arte, gastam-se muitas horas bem passadas na National Gallery, com mais de 2000 obras de pintura dos séculos XIII a XX disponíveis, bem como uma viagem virtual 360º, em parceria com a Google Arts and Culture, onde pode “andar” pelo edifício como se lá estivesse em pessoa.
3. Galeria do British Council
O British Council também disponibiliza muitas das obras da sua coleção em formato digital, onde pode explorar a coleção de mais de 8500 obras. Entre as demais coleções britânicas digitalizadas, destacamos particularmente a Tate, que reúne uma vasta coleção de arte contemporânea e histórica, e a National Portrait Gallery, que detém a maior coleção de retratos do mundo, e que disponibiliza também vários cursos e experiências de aprendizagem.
4-. “Google Arts and Culture”
Uma fonte de excelência para descobrir arte e cultura de todo o mundo e, um bom ponto de partida para explorar o universo online das belas artes é o Google Arts and Culture, que está disponível gratuitamente no seu browser ou na aplicação (Play Store ou App Store).
Entre a vasta panóplia de conteúdos de todo o mundo, Portugal está muito bem representado, com 38 galerias e museus portugueses, que disponibilizam totalmente ou parcialmente as suas coleções. Destacamos a visita 360º do Museu Calouste Gulbenkian, a coleção e as visitas 360º do Museu Nacional de Arte Antiga, e as coleções de arte moderna e naturalista do Museu Soares dos Reis.
Das outras galerias e museus mundiais representados no Google Arts and Culture, destacamos a coleção enorme e rica do RijksMuseum, bem como, para amantes da arte contemporânea, o Guggenheim Bilbao, o MoMA de Nova Iorque e o Museu Nacional de Arte Moderna da Coreia de Sul.
Entre outras funcionalidades da Google Arts and Culture, destacam-se a função Art Camera, que nos permite explorar em primeiro plano todos os pormenores de várias obras-primas, com explicações e interpretações de curadores e historiadores de arte, bem como o jogo Guess the Artist from the Artwork, que testa o seu conhecimento dos grandes pintores. Já a geração Instagram vai gostar de conhecer a Art Selfie (apenas disponível na aplicação móvel), onde poderá tirar uma selfie e encontrar a sua sósia num universo de milhões de figuras retratadas nas obras digitalizadas.
Está a pensar em decorar uma divisão ou um espaço da sua casa? Quer dicas sobre as cores a aplicar e as serigrafias a comprar para condizer? A seção Art Palette permite pesquisar obras por paleta de cores e encontrar as obras certas para si. O Google Arts and Culture permite também pesquisar por período temporal ou por artista.
5. Smartify
Já conhece o Smartify? Uma aplicação móvel que lhe permite identificar qualquer obra de arte. Tem apenas de pegar no seu telemóvel, apontar a câmara para a peça de arte e receberá todas as informações sobre a mesma. Possui cerca de 2 milhões de obras de arte em mais de 120 locais.
Durante esta temporada em que não podemos sair de casa, a Smartify disponibilizou gratuitamente até ao final do ano todas as tours de áudio de todos os museus. Tem agora a oportunidade de ficar um perito em arte. Aproveite estas tours gratuitas para ficar a saber mais sobre aquele artista ou aquela obra de arte que sempre quis.