Melhorar o inglês das crianças com atividades de receitas divertidas e saborosas
As crianças adoram sujar-se e também adoram guloseimas saborosas. Que tal combinar as duas coisas e aprender inglês durante o processo? Muitos de nós já gostamos de ver programas de culinária com as nossas crianças, pelo que as atividades de receitas em inglês como segunda língua são uma forma divertida de aliar uma dimensão didática e criativa à partilha de bons momentos.
Chegou a altura de organizar a sua própria competição Master Chef Júnior em inglês em sua casa. Saiba como!
Preparar a sua sala de aula de culinária
Qualquer bom chef sabe que cozinhar é uma arte e o mesmo acontece com aprender inglês. Antes de começar, tome o cuidado de preparar algumas coisas para garantir que o processo é eficiente e que conseguirá os melhores resultados.
1. Crie uma atividade breve e simples.
Não se sobrecarregue a si nem à criança com a preparação de uma refeição de três pratos. Pergunte às crianças o que gostariam de cozinhar. A seguir, considere os ingredientes de que necessita, o tempo de preparação e se tem o equipamento adequado para fazer a receita. Tenha em atenção que também pretende que se pratique inglês, como tal, o grau de dificuldade da receita deve corresponder ao nível de conhecimentos de inglês das crianças.
2. Verifique o seu kit de cozinha.
Confirme se tem tudo o precisa para fazer a sua obra-prima. À medida que for avançando, utilize notas adesivas para etiquetar cada item, por exemplo, ‘bowl’ (taça), ‘spoon’ (colher), ‘sieve’ (peneira). Também pode fazer um chapéu de cozinheiro e um avental para que todos pareçam verdadeiros chefs de cozinha e aprendam gíria de vestuário interessante em inglês.
3. Faça uma lista de ingredientes.
Escrevam, em conjunto, uma lista em inglês de todos os itens da receita de que precisarão. Este é um bom momento para as crianças aprenderem novas palavras, além de mostrarem o que já sabem e praticarem os números para a quantidade de cada ingrediente de que vão precisar. Termos como ‘tablespoon’, ‘teaspoon’ (colher de sopa, colher de chá) e ‘cups’ (chávenas) também podem ser incluídos aqui.
4. Esclareça as instruções em inglês.
Vale a pena praticar a terminologia básica de culinária com as crianças antes de começar, para que possa utilizar o inglês durante toda a atividade. As palavras sequenciais como ‘first’, ‘next’ e ‘then’ são úteis, à semelhança de verbos como ‘mix’, ‘add’ (misturar, adicionar) e ‘pour’. Os verbos são especialmente importantes porque as crianças aprendem bem em contexto, por isso, irão associar a palavra à ação que estão a realizar.
Dê as boas-vindas ao ajudante colher de pau
Pode partilhar a cozinha com as crianças e outra personagem: o wooden spoon helper (que só fala inglês) também pode dar uma ajuda durante a sua cruzada culinária.
Este ajudante interativo pode assumir o papel de "professor" no processo e ajudar as crianças a falarem e ouvirem em inglês (especialmente se costumam falar consigo noutra língua).
Pode vestir, dar um nome e configurar o The wooden spoon helper para falar consigo e com as crianças da forma que preferirem. Pode inclusivamente atribuir ao ajudante uma personalidade completa para torná-lo mais impressionante. Por exemplo, a colher pode ser um aluno de um programa de intercâmbio inglês que estuda numa escola de culinária e visita diferentes casas para partilhar as suas competências com jovens chefs.
O ajudante em forma de colher de pau pode dar instruções, fazer perguntas às crianças e corrigir erros gramaticais ou de pronunciação em inglês, em tempo real.
Torne a sua comida numa celebração
Quer seja Páscoa, Halloween, Natal, Dia dos Namorados ou o aniversário de alguém, há muitas ocasiões para comemorar cozinhando.
Comemorar com comida permite que as crianças mostrem o inglês que aprenderam noutros contextos (por exemplo, dizendo 'Happy Birthday' (Feliz Aniversário) ou 'Merry Christmas' (Feliz Natal)) e expressem o seu lado artístico.
O Eats Amazing tem uma variedade de ideias culinárias para o verão, incluindo macarons de joaninha e uma salada de frutas arco-íris. Por sua vez, o Bake Play Smile propõe uma lista de criações para o mês de dezembro. Seja qual for o momento que escolher para servir de base para o que pretende confecionar, lembre-se de integrar o inglês no processo, partilhando com as crianças expressões geralmente usadas em inglês para aquela celebração.
Faça uma viagem gastronómica pelo mundo
Seja qual for a receita que escolher, tente introduzir ingredientes ou estilos culinários de diferentes cozinhas. Também pode definir um tema para o que vai fazer, para que as crianças aprendam mais tipos de alimentos e mais palavras em inglês.
Por exemplo, pode optar por cozinhar alimentos franceses ou fazer cupcakes com um toque francês. Em alternativa, pode fazer sushi ou experimentar um prato de fusão asiática que combine elementos da culinária japonesa com alimentos com os quais as crianças estão mais familiarizadas.
Uma maior diversidade de alimentos e estilos culinários não só proporciona às crianças um inglês mais variado, como também pode inspirá-las a experimentar alimentos novos e invulgares.
Dê uma vista de olhos a estas receitas de cozinha para crianças em inglês da BBC Good Food para se inspirar.
Consulte as fichas enquanto espera
Há sempre algum tempo para ocupar enquanto espera para que o prato cozinhe, arrefeça ou fique pronto para comer. Mas esta pode ser uma oportunidade de aprendizagem! Imprima uma ficha como esta ficha de pizza ou crie a sua própria ficha, com tarefas como pedir às crianças que associem palavras em inglês a imagens de processos culinários e que definam diferentes termos culinários.
As crianças também podem ordenar os passos culinários que acabaram de realizar, o que as ajuda a associar o inglês ao processo culinário e a reter melhor as palavras em inglês. No fim da ficha, podem desenhar o que cozinharam e escrever uma breve descrição sobre a aparência e o sabor da comida, depois de provarem o seu árduo trabalho.
Atividades de receitas inglesas fora da cozinha
Não precisa de restringir a aprendizagem em inglês e a culinária quando estiver em casa. Da próxima vez que for ao supermercado, planeie um prato com as crianças. Pode ser real ou inventado e peça-lhes que digam em inglês quando passar pelos ingredientes desse prato. Também pode percorrer a secção de artigos para a casa e pedir às crianças que indiquem os artigos de que necessitariam para 'mix', 'knead', 'grate', 'cut' (misturar, amassar, ralar, cortar) e 'complete' (finalizar) o prato.
Esta atividade é excelente para deixar a imaginação das crianças fluir e combinar diferentes sabores, texturas e ideias. Naturalmente que não precisa mesmo de confecionar o prato, pois na realidade poderá não ter um sabor tão bom, mas o exercício vai melhorar o inglês das crianças e pode levar a algumas inovações no seu jantar daquela noite.
Estas são apenas algumas das possíveis atividades de receitas em inglês que pode realizar com os seus pequenos alunos. Siga-as regularmente e verá as crianças melhorarem o inglês e desenvolverem o seu apetite de aprender.
Quer outras formas divertidas de promover o desenvolvimento do inglês das crianças? Descubra como o cinema pode ajudar a ensinar ou a aprender inglês.