Envolva a criança na aprendizagem de inglês com atividades de teatro divertidas
O teatro é uma ótima forma de deixar as crianças do primeiro ciclo entusiasmadas com a aprendizagem de línguas. A imaginação das crianças é estimulada e pode ser uma mudança divertida na sua rotina, uma vez que lhes permite explorar uma variedade de cenários, desde um supermercado a um universo de fantasia.
Neste blogue, vamos explorar como a utilização do teatro em inglês pode ajudar a desenvolver as competências de expressão e compreensão oral das crianças e dar mais significado à linguagem.
Exercícios de aquecimento
O teatro pode ser intimidante para algumas crianças. Afinal, nem todos somos estrelas de Hollywood em ascensão! Um bom exercício de aquecimento pode fazer com que as crianças (e os pais!) se sintam mais à vontade e incentivar a participação de todos sem sentir a pressão de usar a criatividade.
Pode tentar estas ideias para começar.
- Clapping games (Jogos de palmas)
Os jogadores sentam-se em círculo (ou frente a frente, se houver apenas dois). O primeiro jogador bate palmas num ritmo que o jogador seguinte deve repetir. Pode adicionar uma contagem para tornar o jogo mais desafiante. - Ações 'Keep fit'
São semelhantes a bater palmas, mas envolvem todo o corpo. O primeiro jogador faz um grande movimento com os braços e as pernas (por exemplo, chegar ao teto ou fazer um polichinelo), que os outros jogadores devem copiar. - Warm-up dances (Danças de aquecimento)
O Beat by Beat Press tem uma ampla gama de atividades, incluindo uma chamada Shake it off. Nesta atividade, os jogadores têm de agitar os braços e as pernas por ordem, acompanhando a música.
Se estiver a fazer teatro com crianças mais velhas, pode tentar estas atividades de grupo do British Council. É possível fazê-las com apenas três a cinco participantes.
Improvisação
Improvisar dramatizações permite que toda a família tente representar uma pessoa diferente e explore mundos imaginários. A coisa mais importante a ter presente é não 'bloquear' a criança. Por exemplo, se a criança disser que apareceu um elefante azul, aceite. No entanto, é uma boa ideia ter algumas cenas por onde escolher (com pedaços de papel num chapéu), caso as crianças não consigam pensar em nada. Aqui estão alguns exemplos:
- aprender a esquiar/surfar
- utilizar uma roda de oleiro
- apresentar um amigo ao nosso fantástico dragão ou tigre de estimação novo
- mostrar a um amigo a luxuosa mansão ou o palácio
- ter uma aula de inglês, com a criança como professora.
Há muitas mais ideias para cenários de improvisação em ThoughtCo e pode pesquisar centenas de outros se precisar de inspiração.
Porque não transformar a sua dramatização num evento a sério? O British Council tem uma atividade artesanal para peças de teatro, para que possa convidar amigos e familiares, como se se tratasse de peças verdadeiras.
Yes, no, please, banana
Neste jogo, tem de criar em conjunto com a criança uma cena de 30 segundos usando apenas as palavras ‘yes’, ‘no’, ‘please’ e ‘banana’. Incentive as crianças a usar vários tons e expressões faciais. O desempenho deve ser verossímil, mesmo que não faça qualquer sentido. É incrível como as crianças podem ser criativas com este jogo. Basta ver estes adoráveis exemplos de Yes, no, please, banana no YouTube.
Se quiser usar mais linguagem, pode repetir a cena que criou utilizando mais diálogo. Por exemplo, mude de:
'Banana?'
'Yes. Banana.'
para
'Is that a banana?'
'Yes, it’s a banana. Do you have a problem with that?'
A criança começará a pensar em como exprimir significados com o rosto e a linguagem corporal, além de praticar frases mais complexas em inglês.
The questions game (O jogo das perguntas)
‘The questions game’ (O jogo das perguntas) é uma boa opção para as crianças que já tenham alguns conhecimentos de inglês. Escolha um cenário e comece a representá-lo, uma fala de cada vez. O desafio reside em cada fala ter de ser uma pergunta a que responde com outra pergunta.
Por exemplo:
‘Can I come in?’ (Posso entrar?)
‘Are your shoes clean?’ (Os teus sapatos estão limpos?)
‘Why wouldn’t they be?’ (Por que não estariam?) … Veja quantas falas consegue adivinhar!
Mime activities (Jogos de mímica)
Se a criança começou agora a aprender inglês, mime (a mímica) é uma ótima forma de lhe apresentar algumas palavras novas de cada vez. O seu vocabulário não tardará a aumentar. No entanto, sinta-se à vontade para usar estes jogos com alunos mais avançados – mime (a mímica) pode ajudá-los a desenvolver os conhecimentos que já têm.
- Sign language poetry (Poesia com língua gestual)
As crianças não precisam de saber língua gestual para apreciar estes belos e expressivos poemas. Tudo o que precisa de fazer é ensinar-lhes alguns sinais e dizer algumas palavras enquanto realiza o jogo. Veja o primeiro sign language poetry slam do Reino Unido, de 2017, para encontrar alguns exemplos que pode experimentar. - The adverb game
Neste jogo, um jogador escolhe secretamente um advérbio (rapidamente, desajeitadamente, felizmente, etc.). Os outros jogadores podem pedir a esse jogador que realize qualquer ação (andar, dançar, fritar um ovo, por exemplo), de acordo com o advérbio misterioso, até acertarem. - Where are we?
Pense num lugar onde costume levar a criança. Faça a mímica de atividades que realiza nesse local com a criança, a qual terá de adivinhar onde está (por exemplo, na piscina ou no supermercado). Em seguida, podem inverter os papéis. - What is it?
Esta atividade é mais teatral se tiver um saco vazio como adereço. Tire um objeto imaginário do saco (por exemplo, um cachorrinho, um lápis ou um relógio) e faça mímica usando o mesmo. A criança terá de adivinhar o que é.
Pensamentos finais
Não precisa de ser professor de teatro para ajudar as crianças a aprender inglês através do teatro. Os pais podem usar ideias simples para incentivar as crianças a usar a sua imaginação. Também existem muitos recursos disponíveis online, desde como encenar uma peça a criar personagens. Poderá até inspirar as crianças a usarem mais inglês nas suas próprias brincadeiras.