Muitos estudantes dizem que escrever é a pior parte do inglês, mas geralmente é apenas uma questão de confiança. Com a prática e as dicas desta publicação, podes ganhar a confiança necessária para potenciar o teu inglês e realmente demonstrar que és capaz. Também poderás ter algum interesse nesta publicação sobre redação para exames. Esta publicação examinará as três etapas da redação: planeamento, escrever o texto e lê-lo novamente.
Se estiveres a preparar-te para um exame, está ciente de que, para obter as informações mais recentes sobre o formato do exame, deves sempre ir direto à fonte – o IELTS ou o site Cambridge English. Para os candidatos que realizam o IELTS, podem praticar testes online grátis de Academic Writing ou os testes de General Training Writing. Também podem praticar a redação da sua resposta fazendo o download de uma folha de respostas do IELTS Writing.
O teu plano
O planeamento é uma parte essencial da tua escrita. Poderás dizer “Eu não planeio”, mas em alguma parte do teu subconsciente, é exatamente isso que fazes! Se te tornares mais consciente sobre o teu próprio processo de planeamento, podes melhorar bastante a tua escrita. Como professora, vejo muitos alunos que planeiam e muitos que não planeiam. Em geral, os alunos que planeiam produzem um trabalho muito melhor. Portanto, se fores dos que não planeiam, devias pelo menos experimentar fazê-lo com algumas das ideias que te vêm à cabeça.
Parte 1 do Planeamento 1: Responde à pergunta
Se estiveres a escrever para uma tarefa de aula ou para um exame, é crucial que respondas à pergunta feita. Um planeamento adequado (cinco minutos é melhor do que nada) manter-te-á no caminho certo.
Começa por dividir a pergunta nas partes que a constituem. Normalmente, haverá dois ou três aspetos para responder na pergunta (por exemplo, os três pontos em Cambridge First). O teu objetivo não é apenas abordar todos os aspetos da pergunta, mas também deixar claro para o teu professor ou examinador que o fizeste, e a melhor maneira de demonstrar isto é atribuir a cada aspeto o seu próprio parágrafo.
Parte 2 do Planeamento: Pensa em vocabulário e ideias
Depois de identificar os teus parágrafos, pensa no vocabulário que tens à tua disposição. Talvez queiras escrever um parágrafo a partir de um ângulo específico, mas quando começas a planear, poderás descobrir que há lacunas no teu vocabulário e que é melhor opção escrever a partir de um ângulo diferente. Escolhe ideias que melhor se adequem ao que consegues expressar claramente em inglês.
Parte 3 do Planeamento : Escreve excertos
Mesmo com todo o vocabulário do mundo, a expressão escrita de algumas ideias é complexa. Causalidade, especulação e cenários hipotéticos são conceitos abstratos que tornam mais difícil dizer exatamente o que desejas, mas também são uma oportunidade de aumentar a tua capacidade em inglês ao máximo e exibir a tua variedade gramatical.
Explica na tua cabeça como apresentarás os teus argumentos e, se tiveres algum “bloqueio”, tenta escrever essa parte no teu plano. Pode ser uma frase inteira ou apenas uma expressão. Isso ajudar-te-á a decidir se tens habilidade suficiente em inglês para transmitir essa ideia ou se precisas de simplificar os teus pensamentos para permanecer claro para o leitor.
Dica 1 para escrever o texto: Utiliza o teu plano!
Já vi muitos estudantes escreverem planos lógicos e competentes que abordam a questão, para depois se lançarem numa tangente aleatória quando começam a escrever!
Evidentemente, podes mudar algumas coisas à medida que avanças, por exemplo, se tiveres uma ideia nova, mas ficar “de olho” no teu plano evitará que se distraias e levar-te-á de volta à pergunta que deves responder. Também te manterá ciente de como estás em termos de contagem de palavras e de tempo.
Dica 2 para escrever o texto: Escreve a tua introdução no fim
Devias pelo menos considerar esta ideia. O objetivo de uma introdução é dizer ao leitor o que ele vai ler, portanto, como é que podes escrever a introdução se ainda não escreveste o conteúdo?
É difícil escrever introduções numa página em branco, mas é muito mais fácil quando já temos o conteúdo escrito à nossa frente.
Se estiveres a escrever em papel, ainda é possível escrever a introdução por último - basta deixar algum espaço para ela.
Dica 3 para escrever o texto: Certifica-te que a tua introdução e conclusão coincidem
A tua introdução e conclusão também devem corresponder ao conteúdo dos parágrafos principais. Isto pode parecer óbvio, mas quem me dera ganhar um euro por cada vez que vi uma introdução apaixonadamente a favor de algo seguida por parágrafos principais e uma conclusão apaixonadamente contrária.
Este problema pode ser evitado escrevendo a tua introdução no fim, conforme sugerido acima. Também podes evitar este problema se planeares e pensares um pouco mais profundamente sobre os teus sentimentos relativamente à pergunta, antes de começar. Quando digo “um pouco mais profundamente”, refiro-me a mais ou menos um minuto, não horas.
Dica 4 para escrever o texto: Usa elementos de ligação
Os elementos de ligação geralmente são mal interpretados como simplesmente uma forma de mostrar “inglês formal”, mas, na verdade, usamos constantemente elementos de ligação, mesmo quando conversamos com amigos. Utilizamo-los na fala e na escrita para indicar “Vou acrescentar algo ao que acabou de ser dito”, “Vou contradizer o que acabou de ser dito” e, geralmente, para ajudar o ouvinte ou leitor a entender para onde vamos a seguir.
Depois de escrever o texto
Essa é outra área em que muitos estudantes são muito relutantes - mas precisas de ler o que escreveste!
Verifica se há erros de ortografia, ausência do “s” da terceira pessoa, letras maiúsculas, quaisquer erros que tenhas tendência de cometer... e se não sabes quais os erros que tendes a cometer, é porque não tens o hábito de verificar a tua redação, pelo que precisa de começar já! Assim podes tornar-te um especialista nos teus próprios pontos fortes e fracos em termos de escrita, e isso tornar-te-á cada vez melhor.
Além disso, deves ler o teu texto porque é agradável ver a tua capacidade em expor as tuas ideias e quão convincentes os teus argumentos são. Conseguiste! Muito bem! Aproveita o momento com alguma positividade!