Ouvir é uma parte muito importante da aprendizagem de inglês, mas como podemos melhor a nossa audição (listening)?
Esta publicação vai concentrar-se em três níveis de desafio na escuta (listening) - ouvir a uma velocidade acessível, ouvir a uma velocidade natural e ouvir uma variedade de sotaques e dialetos. Se és um C1, ou certamente se é C2, talvez queiras ignorar a primeira seção. Para níveis mais baixos que estes, acredito que é necessária uma combinação de todos os níveis de desafio se quiseres deixar de se sentir como um aprendiz e realmente melhorar a tua capacidade de escuta.
Muitos alunos de nível inferior sentem relutância em ouvir inglês a uma velocidade natural com vários sotaques, sentindo que não estão “prontos”, mas na verdade nunca é cedo demais. Portanto, mesmo que sejas um principiante, deves continuar a ler para além da seção de velocidade acessível desta publicação!
Se estiveres a preparar-te para um exame, está ciente de que, para obter as informações mais recentes sobre o formato do exame, deves sempre ir direto à fonte - o IELTS ou o site Cambridge English. Para os candidatos que vão fazer o IELTS, podem praticar testes online grátis de Listening.
Ouvir (Listening) a uma velocidade acessível
Quase todos os cursos e livros didáticos contêm exercícios de escuta (listening) que são apresentados ao nível dos seus alunos e, embora seja, provavelmente, inútil ouvir exclusivamente uma fala simplificada e anormalmente lenta, não há dúvida de que a escuta graduada ajuda enormemente a melhorar a nossa confiança.
No entanto, se não tiveres tempo ou dinheiro para um curso de inglês, ou se quiseres complementar o curso que está atualmente a frequentar com alguma prática de escuta (listening) extra, talvez estejas a perguntar-te a ti mesmo onde poderás encontrar exercícios de escuta com o nível de dificuldade certo para ti. Aqui estão algumas opções.
O site Aprender inglês com a Voz da América tem notícias em inglês simples. As histórias estão disponíveis em áudio e texto escrito, e o áudio é muito mais lento do que a fala natural. Se quiseres ler enquanto ouves, a escolha é tua. Na mesma página da web, encontrarás links para cursos de inglês em dois níveis. Uma vez que é um produto americano, estes níveis não estão vinculados à Estrutura Europeia, mas eu diria que o Nível 1 é útil para iniciantes absolutos e o Nível 2 para alunos A2/B1 ou pré-intermediários. A melhor maneira de ver se o nível é adequado para ti, é experimentá-lo.
Se precisares de uma variedade maior de exercícios de escuta (listening), o site LearnEnglish do British Council tem uma seção inteira dedicada à escuta. Aqui poderás ouvir dezenas de atividades de escuta, organizadas por nível, desde Principiante A1 até Avançado C1. As atividades de escuta são baseadas em situações sociais e de trabalho, assim como em cenários úteis, como alugar um apartamento, e incluem atividades de preparação para te ajudar a preparar.
Outra forma de tornar a escuta mais acessível é escolher o que quisermos ouvir e reproduzi-lo a uma velocidade mais lenta. No YouTube, por exemplo, clica no botão de configurações na parte inferior do vídeo e escolhe a velocidade de reprodução e, em seguida, selecione 0,75 para uma fala mais lenta que ainda soe realista. 0,5 soará um pouco assustador, mas ainda tem todas as características de aumento, queda e fala conectada da fala natural, pelo que, se te sentires confortável com isso, vai em frente! A maioria dos audiolivros e podcasts também têm esta funcionalidade.
Ouvir (Listening) a uma velocidade natural
Quando somos bebés, a nossa primeira exposição à linguagem é por meio da escuta, mas, como adultos, preconceitos e ansiedades às vezes podem atrapalhar a compreensão. Alguns alunos sentem pânico quando são expostos à fala natural, e isso geralmente é desencadeado pela convicção errada de que precisamos de compreender todas as palavras, quando, na realidade, devemos concentrar-nos nas palavras que conseguimos compreender. Se quisermos melhorar a nossa capacidade de escuta, é crucial superar esse medo de palavras e sons desconhecidos.
Então, como estabelecemos metas alcançáveis ouvindo inglês a uma velocidade natural, mesmo em níveis mais baixos?
Se fores um iniciante absoluto, pode começar por assistir a uma série em inglês com legendas no teu próprio idioma ou deixando o rádio ligado enquanto preparas o jantar. Não importa se estás a seguir as legendas mais do que o áudio, ou apenas a dançar ao som das músicas no rádio - a exposição aos sons do inglês a uma velocidade natural e funcionalidades como a fala conectada são um bom ponto de partida. O teu objetivo alcançável neste caso é apenas habituares-te aos sons que ouves, estar na sala com eles e não cair no suor frio do trauma de uma aula de inglês passada!
Se o teu nível é superior ao nível iniciante, podes definir uma meta um pouco maior. Por exemplo, assiste novamente ao teu episódio favorito dessa série, mas desta vez sem as legendas. Já sabes o que acontece, portanto não precisas de te preocupar em não perceber o enredo, e o contexto ajudar-te-á a ver o quanto consegue compreender. Como alternativa, escolhe uma nova série, com um enredo mais simples, e assiste desde o início em inglês, com legendas em inglês no início e sem legendas quando estiveres pronto.
Os filmes também são uma ótima ideia para uma maneira divertida de ouvir inglês a uma velocidade natural.
Ouvir (Listening) uma variedade de sotaques e dialetos.
Ainda me lembro da primeira vez que fui a Madrid, depois de um ano a viver em Málaga, agora capaz de comunicar perfeitamente em espanhol, apenas para me achar com dificuldades para compreender e ser compreendida enquanto peço um café! Alguns podem dizer que, certamente, o espanhol “padrão” é muito mais fácil do que o andaluz, mas com as linguagens, sotaques e dialetos não existe “mais fácil” e “mais difícil” - é uma questão daquilo a que estamos acostumados.
Na minha opinião, não podemos realmente considerar-nos proficientes num idioma até sermos capazes de compreender uma variedade razoável de sotaques. Ao contrário do que talvez imagines, a rádio BBC é uma boa maneira para começares a trabalhar nisto. Na aplicação BBC Sounds, tens acesso gratuito a estações de rádio, incluindo 6 Music, com sotaques de DJ que vão do cadenciado galês de Cerys Matthews , à fala arrastada grave de Iggy Pop, 1Xtra, com sotaques e vocabulário mais jovens, e BBC Asian Network, com uma variedade de sotaques britânico-asiáticos, incluindo algumas músicas incríveis em hindi.
Também há podcasts e audiolivros editados no BBC Sounds, também com uma variedade de sotaques e dialetos entre os artistas e atores. Acima de tudo, podes ouvir música, que já sabes que é uma ótima maneira de afinar o teu ouvido.
Uma nota final
Então, para resumir, seja qual for a tua escolha para a tua prática de escuta, nem sempre precisas de entender completamente o que ouves. Às vezes, é bom usar recursos como legendas, ou até mesmo tentar memorizar os sons, mas se quiseres melhorar a tua capacidade de escuta, precisas de sair da tua zona de conforto para compreender. Se puderes repetir cada palavra do que foi dito, então é demasiado fácil e precisa de ser mais corajoso!