By British Council Portugal

26 de Jun de 2023 - 10:49

Games in English for primary aged children, blog image

Aprender uma língua não é só estudar a gramática e memorizar verbos irregulares, e este é especialmente o caso dos alunos mais jovens. Sabemos que as crianças podem aprender uma língua implicitamente, isto é, ouvindo e, mais importante ainda, utilizando-a em contextos significativos. É por isso que as crianças cuja língua materna não é a língua utilizada na escola podem rapidamente aprender palavras e frases do dia-a-dia com os seus colegas de turma. Estou certo de que todos ficaram surpreendidos com a rapidez com que os vossos filhos aprendem as regras para um novo jogo no recreio e as frases que o acompanham. 

Quando as crianças aprendem novos jogos noutra língua, o importante é que, para além de ouvirem estes fragmentos de linguagem, também tenham a oportunidade de usar as frases que aprenderam. 

Uma excelente maneira de o fazer é experimentar alguns jogos em inglês em casa. Os jogos dão às crianças a oportunidade de experimentar a língua num contexto não ameaçador. Estão a usar o inglês na maioria dos casos sem terem de se preocupar com a sintaxe e a gramática. Os professores de inglês sabem disto e exploram jogos na sala de aula para encorajar a utilização e o desenvolvimento do inglês dos seus alunos. Isto é algo que podemos facilmente fazer em casa para ajudar os nossos filhos a sentirem-se mais confiantes e motivados a usar o inglês que conhecem e a aprenderem ainda mais.

Favoritos de longa data

Há alguns jogos que são os meus favoritos de sempre e, não importa o que aconteça, são sempre um sucesso com as crianças. 

Um jogo divertido para aprender a ver as horas e aprender «fragmentos» de língua é «Que horas são, Sr. Lobo?». Pode jogar este jogo um a um com o seu filho, mas também pode jogá-lo com mais crianças. No entanto, é preciso um espaço amplo, por exemplo o jardim ou a varanda. Antes de começar o jogo, encoraje as crianças a repetir em inglês a pergunta «Que horas são, Sr. Lobo?» e as frases de resposta «É 1 hora / São 2 horas / É hora do almoço / É hora do jantar» etc., para que estejam confiantes enqunato jogam. O Lobo (você ou uma criança por si escolhida) fica de um lado do espaço e as outras crianças ficam do outro lado. As crianças que não são o lobo têm de perguntar ao Sr. Lobo «Que horas são, Sr. Lobo?», à qual o «lobo» responde com uma determinada hora ou parte do dia em inglês. Por exemplo: É uma da tarde. As crianças dão um pequeno passo em frente, aproximando-se do lobo. Se o «lobo» disser duas da tarde, as outras crianças dão dois passos em frente. Se o lobo disser «É hora do almoço!», significa que as crianças têm de correr para fugir do lobo, que as vai comer ao almoço/jantar ou mesmo ao pequeno-almoço. Prepare-se para ouvir gritos de medo enquanto as crianças correm para fugir do Sr./da Sra. Lobo! Acredite, assim que o seu filho tenha jogado ao Sr. Lobo, ele implorará para jogá-lo sempre que tiver oportunidade. 

Não se esqueça que jogos populares como este podem ser um trampolim para toda uma série de outras atividades. Pode falar de outras horas específicas do dia. Por exemplo, «hora do banho», «hora de brincar» e «o que fazem as outras crianças em diferentes horas do dia». Depois de jogarem, talvez os vossos filhos queiram ler sobre o Sr. Lobo ou jogar um jogo online baseado em ver as horas agora que têm a confiança e a língua lhes é familiar.

Quem é que ainda não jogou O Jogo da Forca na escola ou com os irmãos? Isto pode parecer um jogo simples, mas na verdade, ao jogar este jogo com os vossos filhos, está a rever todo o alfabeto, o que é ótimo para desenvolver capacidades de reconhecimento de letras, ortografia e audição. Afinal, um dia o vosso filho poderá ter de soletrar o seu nome no exame de expressão oral PET B1 de Cambridge! Não se limitem apenas a soletrar palavras, assegurem-se de que desenvolvem o jogo à medida que o vosso filho ganha confiança e façam-no escrever frases curtas em vez de apenas palavras. Se acrescentarem a primeira letra de cada palavra, o jogo torna-se menos difícil. Uma boa dica é rever antecipadamente algumas das vogais e consoantes mais difíceis, para que as vossas crianças estejam confiantes na sua capacidade para distinguir «I» de «E» e «J» de «G». Pode ver um pequeno conto no LearnEnglish Kids para ajudar os seus filhos a lembrarem-se da pronúncia de algumas letras e palavras.

W_ _ _ _ '_ t_ _ t_ _ _ _ ? (Consegue adivinhar esta frase curta? ;-D)

Também pode tornar isto muito mais divertido ao investir num mini quadro branco e num marcador. Não há nada mais motivador para uma criança do que sentir-se como o professor!

Pictionary é outro jogo divertido que permite aos miúdos mais artísticos mostrar as suas capacidades de desenho e a extensão do seu vocabulário. Esta atividade é, na realidade, um jogo de adivinhas no qual tem de se adivinhar uma palavra que alguém desenhou. Assim, mais uma vez, pode jogar individualmente com o seu filho, mas também é divertido jogar em família ou quando tem uma visita de amigos ou membros da família. Imprima alguns cartões didáticos com as palavras do vocabulário com as quais deseja trabalhar. São também necessárias algumas folhas de papel e dois lápis, e o cronómetro do seu telemóvel é também bastante útil para estabelecer um limite de tempo para desenhar. Se tiver uma equipa, designe um jogador em cada equipa como o artista. Mostre-lhes o cartão, que não deve ser visto pelos outros membros das suas equipas. Para facilitar, se desejar, pode informar as equipas sobre o «tópico», por exemplo, comida, transportes, empregos, lugares na cidade etc. Após contar até três, os artistas têm de fazer o desenho para os seus colegas de equipa adivinharem. Para os alunos mais jovens, pode mostrar-lhes uma imagem do que eles têm de desenhar em vez da palavra. Por isso, se tiver escolhido «comida» como tema, imprima alguns cartões didáticos de comida e use-os para apoiar a criança. Para crianças mais velhas, a utilização da palavra é uma ótima forma de melhorar as suas capacidades de leitura. Se o colega de equipa adivinhar corretamente e disser a palavra em inglês, ganha um ponto para a sua equipa. Pode definir o limite de tempo com o cronómetro no vosso telemóvel para tornar o jogo mais excitante. Este é um jogo de revisão, por isso é importante que os jogadores estejam familiarizados com as palavras ou imagens antes de começarem a jogar.

A Corrida do Estendal é um jogo que deixa os miúdos entusiasmados para a tarefa de pendurar a roupa molhada! Este jogo pode ser jogado com apenas uma criança ou, se tiver um grupo de crianças, em duas equipas. Para este divertido jogo, é necessário ter um saco de roupas de criança pequena (a roupa de bebé é ideal), um conjunto de molas e uma corda comprida para atar entre duas cadeiras se estiver dentro de casa. Se estiver ao ar livre, terá de atar o «estendal» à altura das crianças, de modo que elas o possam alcançar para fixar a roupa no estendal. Reveja as peças de roupa e tente assegurar-se de que tem duas de cada peça. Prepare dois fardos de roupa para cada equipa. O objetivo é conseguir que a sua peça fique presa no estendal antes do seu oponente. Assim, uma criança pode ser a «chamadora», que grita a peça de roupa, e as outras são divididas em dois grupos. O chamador grita a peça «T-shirt!», e cada jogador encontra a T-shirt no fardo de roupa, corre para o estendal, fixa a T-shirt no estendal e ganha o ponto se a sua peça for estendida primeiro. Dê uma vista de olhos a esta versão do jogo se não tiver roupas que possa usar no jogo.

Passar da revisão de vocabulário para a revisão de frases também é importante, e um dos jogos mais conhecidos nesta matéria é «I went to the market to buy…» (Fui ao mercado para comprar...). Este é um jogo de memória que, se jogado em grupo, requer uma escuta atenta e uma boa memória. Quando jogo este jogo na aula, as crianças vencem-me sempre! Sente as crianças num círculo e comece com «I went to the market to buy... a carton of milk»; a pessoa sentada ao lado deste jogador repete a frase e acrescenta um novo artigo. Por exemplo: «I went to the market to buy a carton of milk... and a packet of biscuits» e assim por diante, até ser novamente a vez do primeiro jogador. Para ajudar as suas crianças, pode ter à mão um pedaço de papel com algumas frases de exemplo que podem usar se não conseguirem pensar numa frase a acrescentar. Se um jogador não se lembrar de algo da lista, perde uma vida ou é eliminado. O vencedor é a pessoa que se consegue lembrar de todos os artigos da lista. Este jogo parece simples, mas talvez tenha reparado que as crianças podem praticar uma série de estruturas de inglês. No meu exemplo, o foco está nos quantificadores - a bottle of (uma garrafa de), a packet of (um pacote de) etc., para que haja um verdadeiro nível de desafio. Pode facilmente mudar a frase para praticar outras estruturas em inglês. Por exemplo, «I’m travelling to Canada and I’m going to visit...» «Last Saturday I went on an excursion and I saw...». 

Jogos de Tabuleiro

Não se esqueça daqueles velhos jogos de tabuleiro que possa ter escondidos num armário. O Junior Scrabble© é perfeito para brincar com as vossas crianças numa tarde chuvosa de domingo. Pode ser difícil no início, mas pode apoiar as suas crianças com esse jogo, fazendo com que elas formulem uma lista inicial de palavras que conhecem em inglês e tendo este glossário ao seu lado enquanto jogam. Uma alternativa simples é utilizar as letras para formular palavras em condições cronometradas. Dê ao seu filho as letras e ajuste o cronómetro ou temporizador para 1 minuto e deixe-o ver quantas palavras pode fazer nesse período de tempo. Ficarão espantados com o número de palavras que podem produzir em inglês e isto aumentará à medida que se tornarem mais confiantes. 

Outra versão de um jogo de tabuleiro tradicional é o Snakers and Ladders (Cobras e Escadas). Pode jogar este jogo mesmo que não tenha cobras e escadas ou um tabuleiro! Recolha todos os cartões didáticos que utilizou noutros jogos ou imprima alguns conjuntos com os quais os seus filhos podem inclusive colorir, para que estejam a fazer o seu próprio jogo. Em seguida, utilizando post its ou pequenos pedaços de papel, adicione algumas frases típicas do tabuleiro de jogo como «Começar», «Terminar», «Voltar duas casas», «Voltar para o início», «Avançar três casas», «Perder a vez». Peça aos seus filhos para os colar com patafix na mesa da cozinha numa forma retangular, circular ou mesmo em forma de cobra para criar o «tabuleiro». Não se esqueça de acrescentar os cartões de «começar» e «terminar» no local correto. Tenha os seus dados prontos e faça a contagem do número de jogadores, assim estará pronto para jogar a versão inglesa do jogo «Oca»! À medida que o seu filho desembarca em cada cartão didático, encoraje-o a dizer a palavra e a identificar o item no cartão. Para estudantes do ensino primário mais avançados, pode imprimir um jogo de tabuleiro e desafiá-los a escrever em inglês uma breve pergunta ou um desafio em cada casa no tabuleiro, por exemplo, «Como se diz “grifo” em inglês?», «Nomeia 10 animais selvagens», «O que é mais longo, o rio Amazonas ou o rio Tejo?». Desta forma, estão a praticar muitas estruturas gramaticais, bem como a rever vocabulário, para não falar da prática da escrita, da leitura, da audição e da fala!

Agora, vamos para um jogo rápido e simples, fácil de montar e ainda mais fácil de jogar! Este jogo é conhecido como Bull's Eye (Olho do Touro). Desenhe um grande círculo de três camadas sobre um grande pedaço de papel ou cartão. A cada um dos níveis são atribuídos pontos. O centro do Olho do Touro vale 100 pontos, o segundo círculo exterior vale 60 pontos e o terceiro círculo exterior vale 20 pontos. Use uma bola macia ou um pequeno brinquedo macio para lançar ao Olho do Touro. Prepare algumas questões ou «desafios» semelhantes aos do jogo anterior, Snakes and Ladders, e divida-os em função do nível de dificuldade da questão, sendo atribuídos 100 pontos aos mais difíceis. O seu filho tem de atirar o «dardo» ou a bola macia ao alvo e responder às perguntas correspondentes. As perguntas podem variar desde a tradução mais fácil de palavras, por exemplo, «Como se diz “gato” em inglês?», até perguntas mais difíceis feitas em inglês, de 100 pontos, como «Quantos irmãos e irmãs tem?». Pode usar o livro do curso escolar do seu filho para encontrar perguntas e vocabulário que ele tem praticado ou pode usar elementos visuais como cartões didáticos para obter a palavra em inglês. Esta é uma ótima maneira de rever o vocabulário para um exame. Se o seu filho tiver irmãos mais velhos, é uma ótima maneira de partilharem algum tempo de qualidade juntos, bem como aprender mais inglês enquanto brincam.

Que comece a diversão!

Jogo Linguagem O que precisa
Que horas são, Sr. Lobo? Que horas são, (Sr. Lobo)?
São... horas
Está na hora do pequeno-almoço!
Está na hora do almoço!
Está na hora do jantar!
Vou devorar-te!
Grupo de crianças, espaço amplo
A Corrida do Estendal Vocabulário das roupas
Pendura a......
Pega al molas
Corre!
Rápido!
Saco de roupa (bebé), molas para roupas, linha ou corda
Pares (Jogo da Memória) É a minha vez
É a tua vez
Sou e vencedor
Não me consigo lembrar
Virar as cartas
Vocabulário para «conjunto» de cartas, por exemplo, animais, objetos domésticos
Conjunto de cartas ilustradas
Vocabulário de jogo de tabuleiro (versão em inglês do jogo Oca) Tal como o anterior
Recuar duas posições
Perder a vez
Voltar para o início
Avançar duas casas
É a minha vez
Pode dar-me os dados, por favor?
Conjuntos de cartões didáticos imprimíveis
Cantigas com palmas A cantiga Mãos!
Palavras Cruzadas Vocabulário Letras do tabuleiro do jogo Palavras Cruzadas, cronómetro
Olho de Touro

Vocabulário a partir de cartões didáticos
Atira a bola
Apontar ao alvo
Quase!
Muito bem!
Olho de Touro

Cartões didáticos
Pictionary É a minha vez
Eu sou o desenhista
Vocabulário
Pode dar-me o lápis, por favor?
Cartões didáticos, papel, lápis, cronómetro
O Jogo da Forca Conjuntos de palavras: casa, animais, lugares, corpo
Frases curtas
Caneta, papel ou mini quadro branco e marcador