Aprender inglês a brincar: Melhores jogos para crianças
É repetidamente comprovado que os jogos facilitam a aprendizagem de línguas. Os jogos são não só apelativos e motivadores para os alunos (especialmente os jovens), como também fornecem um contexto imersivo e informativo para os mais pequenos avançarem no inglês.
Os jogos também desenvolvem a confiança e as competências sociais dos alunos em inglês, e fazem-no num contexto divertido. Já para não referir que uma dose saudável de competição pode garantir que os alunos se mantenham empenhados em aprender inglês.
Seja na escola, em casa ou em movimento, experimente estes jogos para aprender inglês com as crianças. Ao longo do tempo, verá o nível de conhecimentos de inglês das crianças melhorar, além de criar algumas lembranças duradouras em conjunto.
Game (Jogo) | Language (Vocabulário) | What you need (O que é preciso) |
What’s the time, Mr Wolf? | What’s the time, (Mr Wolf)? (Que horas são, sr. Lobo?) It’s ... o’clock (São... horas) It’s breakfast time! (É hora do pequeno-almoço!) It’s lunch time! (É hora de almoço!) It’s dinner time! (É hora de jantar!) I’m going to eat you up! (Vou-te comer!) |
Group of children, large space (Um grupo de crianças e um espaço amplo) |
The washing line race | Clothes vocab (Vocabulário de roupa) Hang up the … (Pendura...) Get the pegs (Vai buscar molas) Run! (Partida!) Quickly! (Depressa!) |
Bag of (baby) clothes, clothes pegs, string or rope (Saco com roupa de bebé, molas da roupa, cordel ou corda) |
Pairs (Pelmanism) | It’s my turn (É a minha vez) It’s your turn (É a tua vez) I’m the winner (Ganhei!) I can’t remember (Não me lembro) Turn the cards over (Vira as cartas ao contrário) Vocabulary for ‘sets’ of cards, e.g. animals, house objects (Vocabulário para 'baralhos' de cartas, por exemplo, animais, objetos de casa) |
Set of picture cards (Baralho de cartas com imagens) |
Vocabulary board game (Jogo de tabuleiro com vocabulário) (English Oca) | As above (Como acima) Move back two places (Anda para trás duas casas) Miss a turn (Perdes a vez) Go back to the start (Volta ao início) Go forward two spaces (Avança duas casas) It’s my turn (É a minha vez) Can I have the dice, please? (Dás-me os dados, por favor?) |
Sets of printable flashcards (Conjuntos de cartões imprimíveis) |
Scrabble | Vocabulary (Vocabulário) | Scrabble board, letters, timer (Tabuleiro de scrabble, letras, temporizador) |
Bull’s eye | Vocabulary from flashcards (Vocabulário de cartões) Throw the ball (Atira a bola) Aim (Faz pontaria) Almost! (Quase!) Well done! (Boa!) Bull’s eye (Em cheio!) |
Flashcards (Cartões) |
Drawing game | It’s my turn (É a minha vez) I’m the drawer (Sou eu a desenhar!) Vocabulary (Vocabulário) Can I have the pencil, please? (Dás-me o lápis, por favor?) |
Flashcards, paper, pencils, timer (Cartões, papel, lápis, temporizador) |
Hangman | Sets of words: home, animals, places, body (Conjuntos de palavras sobre: casa, animais, locais, corpo) Short phrases (Expressões curtas) |
Pen, paper or mini-whiteboard and marker (Caneta, papel ou quadro branco pequeno com marcador) |
Continue a ler para saber todos os detalhes!
Jogos clássicos
What’s the time, Mr Wolf?
Objetivo:
Aprender as horas em inglês pode ser complicado para alunos do primeiro ciclo, mas o jogo 'What's the time, Mr Wolf ?' descomplica a aprendizagem dos números.
Como jogar:
- Para jogar, alguém é nomeado lobo e fica do lado oposto do espaço aos demais jogadores, de costas para eles.
- Em seguida, os outros jogadores exclamam ‘What’s the time, Mr Wolf?’ e o lobo responde com uma hora exata como, por exemplo, 'São 7:00, são 20:00'.
- Dependendo do tempo dado, os jogadores têm que dar esse número de passos em direção ao lobo, ou seja, 7:00. = 7 passos, 20:00 = 8 passos.
- O lobo também pode responder ‘It’s breakfast/lunch/dinner time!’ em qualquer altura e pode virar-se para perseguir e devorar os jogadores.
- Se o lobo apanhar um jogador, esse jogador assume o papel de Mr Wolf e o jogo começa outra vez.
Dica útil:
Pode experimentar criar as suas próprias variações do Mr Wolf introduzindo outras horas do dia, como ‘It’s bath time’, ‘It’s time to sleep’ ou ‘It’s play time’. Outros jogos online para aprender as horas em inglês podem dar-lhe, a si e às crianças, ideias para tornar o jogo Mr Wolf ainda mais criativo.
Hangman
Considerado um jogo clássico por algum motivo, o Hangman requer apenas uma caneta e um pedaço de papel. Consiste numa ótima forma de praticar o alfabeto inglês e as competências ortográficas.
O jogo implica selecionar uma palavra, comece com palavras curtas e simples que não tenham letras invulgares (z ou x, por exemplo).
Escreva um traço para cada letra da palavra. Os jogadores terão de adivinhar uma letra de cada vez e, se a palavra tiver a letra, escrevê-la acima do traço onde aparece na ortografia. Se a letra não fizer parte da palavra, adiciona uma parte ao desenho do enforcado. Se forem dados muitos palpites errados e o desenho do enforcado for concluído, os jogadores perdem.
Uma boa dica é rever algumas das vogais e consoantes mais difíceis antes de começar a jogar, para que os jogadores possam distinguir com confiança o "I" do "E" e o "J" do "G". Assista a um conto no LearnEnglish Kids para ajudar as crianças a recordar a pronunciação de algumas letras e palavras.
W_ _ _ ’_ t_ _ t_ _ _? (Consegue adivinhar esta curta frase?)
The drawing game
Este jogo é excelente para crianças artísticas. Depois de pensar numa charada, cada pessoa seleciona ou pensa à vez numa palavra em inglês que tem de desenhar dentro de determinado limite de tempo. Não se pode escrever nenhuma palavra, devendo transmitir o que a palavra significa apenas por meio de imagens. Enquanto uma pessoa desenha, os outros jogadores gritam o que acham que o é desenho.
O jogo termina muitas vezes com gargalhadas e a rápida perceção de quem sabe desenhar bem. Para jovens alunos, comece com temas básicos como alimentação, brinquedos e transporte. Quando já se sentirem à vontade com estes temas, passe para conceitos mais abstratos que os vão incentivar a pensar de forma criativa, além de ajudar os jogadores a alargar o seu leque de vocabulário inglês.
The washing line race
Um jogo que combina aprendizagem de inglês e tarefas domésticas? É isso mesmo! A corrida da corda da roupa pode ser disputada com uma criança ou em duas equipas, se tiver um grupo de jovens.
Para jogar, arranje um saco com roupas de criança com duas peças de roupa de cada tipo (as roupas de bebé são ideais), um conjunto de molas e um pedaço de corda comprido para amarrar entre duas cadeiras, se estiver dentro de casa.
Se estiver ao ar livre, será necessário atar a 'washing line' (corda da roupa) à altura das crianças para que estas possam prender as roupas com molas. Faça duas trouxas de roupas para cada equipa.
Uma das pessoas é designada como o interlocutor e fica responsável por dizer em voz alta o nome de uma peça de roupa diferente em inglês. O objetivo é pendurar essa peça com uma mola na corda antes da outra equipa/pessoa. A primeira equipa/pessoa a pendurar todas as peças de roupa certas na corda é a vencedora.
Se não tiver acesso a uma corda de roupa, experimente esta atividade com roupas como alternativa.
I went to the market to buy…
Os jogos podem ajudar os alunos do primeiro ciclo a rever expressões em inglês e não apenas a aumentar o seu vocabulário. O jogo ‘I went to the market to buy …’ é um jogo de memória no qual os jogadores se sentam em círculo e dizem alternadamente em voz alta ‘I went to the market to buy …’, adicionando um artigo de mercado de cada vez.
A pessoa que falar a seguir tem de se lembrar do artigo anterior e acrescentar o seu próprio artigo à lista. Deste modo, a frase vai ficando cada vez mais longa à medida que o jogo avança.
Por exemplo, a primeira pessoa poderia dizer ‘I went to the market to buy milk’, a segunda pessoa poderia dizer ‘I went to the market to buy milk and bread’, a terceira pessoa poderia dizer ‘I went to the market to buy milk, bread and carrots’e assim sucessivamente.
Para ajudar os alunos, tenha à mão um pedaço de papel com alguns exemplos de palavras que poderão utilizar, caso não consigam pensar num artigo para acrescentar. Se um jogador não se lembrar de algo da lista, sai do jogo. Vence quem se conseguir lembrar de todos os itens da lista.
Este jogo pode parecer simples, mas é eficaz para os alunos de inglês praticarem uma série de estruturas de expressões como, por exemplo, quantificadores do tipo ‘a bottle of’, ‘a packet of’, ‘a bag of’.
Jogos de tabuleiro
Junior Scrabble®
Os jogos de tabuleiro são excelentes para os alunos do primeiro ciclo visualizarem a ortografia e a ordem das palavras em inglês. Também podem ser jogados em grupo para desenvolver as competências sociais e de comunicação das crianças.
O Junior Scrabble® é sempre um dos jogos mais divertidos para aprender inglês. Os jogadores devem usar determinadas letras que recebem para formar palavras em inglês no tabuleiro. O jogo pode ser difícil de início, mas pode ajudar as crianças sugerindo-lhes que componham uma lista inicial de palavras que conhecem em inglês e mantendo este glossário ao lado delas enquanto jogam. Outra alternativa é usar as letras para formar o máximo de palavras possível em determinado tempo-limite.
À medida que a confiança dos jogadores aumenta, intensifique o jogo fazendo com que os jogadores criem palavras que se sobrepõem no tabuleiro, transformando o tabuleiro numa espécie de palavras cruzadas.
Snakes and ladders (Jogo das serpentes e escadas)
Tradicionalmente, o ‘Snakes and ladders’ não é um jogo de expressão oral nem de leitura (os jogadores limitam-se a lançar os dados e a deslocar-se pelo tabuleiro, subindo se encontrarem uma escada e descendo se encontrarem uma serpente). No entanto, pode transformar este jogo numa interessante atividade de aprendizagem de línguas imprimindo expressões em inglês para acrescentar ao tabuleiro e orientar os jogadores.
Por exemplo, inclua instruções como 'start', 'finish', 'move back two spaces', 'go back to the start', 'move forward three spaces' (início, fim, anda para trás duas casas, volta ao início, anda três casas para a frente). Se os jogadores encontrarem estas expressões, têm de as ler em voz alta e seguir a instrução dada.
Para os alunos de nível avançado, imprima este modelo de jogo de tabuleiro e desafie-os a escrever perguntas curtas para diferentes espaços do tabuleiro. Por exemplo, ‘How do you say ____ in English?’, ‘Name ten wild animals’, ‘Which is longer, the Amazon River or the Nile River?’
Este incremento de nível permite aos alunos praticar estruturas gramaticais, rever vocabulário e demonstrar as suas competências de expressão escrita, compreensão escrita, compreensão oral e expressão oral.
Bull’s eye
Considerado um jogo ativo e pedagógico para aprender inglês, o 'Bull's eye' requer que desenhe três grandes círculos concêntricos num grande pedaço de papel ou cartão. Cada nível recebe pontos. Acertar no centro do alvo vale 100 pontos, no segundo círculo exterior vale 60 pontos e no terceiro círculo exterior vale 20 pontos. Use uma bola macia ou um pequeno brinquedo macio para atirar ao alvo.
Prepare algumas perguntas ou desafios adaptados ao nível de conhecimentos de inglês dos jogadores que variem de grau de dificuldade. Quando os jogadores lançarem a bola, o círculo em que acertarem determinará a pergunta a que terão de responder.
Algumas perguntas podem ser ‘How many brothers or sisters do you have?’, ‘Finish this sentence …’, ‘Translate this expression into English’ or ‘What is 2 + 2?’
Pode utilizar o manual escolar das crianças para encontrar vocabulário que estejam a estudar ou para identificar temas com que estejam familiarizados em inglês.
Estes são apenas alguns dos muitos jogos de aprendizagem de inglês disponíveis. Para mais atividades, espreite estas opções de diversão e jogos. Partida, largada, fugida!