Os melhores desenhos animados e vídeos em inglês para promover uma aprendizagem divertida da língua
Hoje em dia, os desenhos animados e vídeos tendem a ser educativos. Isso torna-os num recurso de aprendizagem de inglês. As histórias, que podem ver inúmeras vezes, ajudarão as crianças a memorizar a linguagem.
Continue a ler para descobrir os melhores desenhos animados e vídeos em inglês para crianças e saber como utilizá-los na aprendizagem da língua.
Os melhores desenhos animados para ajudar as crianças a aprenderem inglês
É uma boa ideia ajudar a criança a decidir que programas ver em inglês. Envolva a criança no processo e incentive-a a formar uma opinião. No entanto, tenha cuidado com o que escolhe – alguns desenhos animados transformam as crianças em espectadores passivos. Se a criança entrar em 'modo TV', pode acabar por não aprender nada.
Aqui estão alguns dos desenhos animados em inglês que recomendamos.
- A Kids' Stories do British Council oferecem diversos desenhos animados, com legendas, para que as crianças também possam praticar a leitura.
- A Super Simple TV tem uma série de programas com atividades que fazem com que as crianças interajam com eles para adivinharem e responderem a perguntas sobre o que está a acontecer.
- A Peppa Pig é um grande favorito entre muitas crianças. Tem muita linguagem do quotidiano que as crianças reconhecerão e os personagens são muito envolventes.
- A Learning Time with Timmy é outra série de vídeos do British Council e da Aardman. Será certamente bastante popular entre as crianças, especialmente se elas já gostam de Shaun the Sheep e Chicken Run.
Tirar o máximo partido dos desenhos animados em inglês
Ver desenhos animados com os seus filhos é algo imprescindível. Porquê? Porque lhe permite identificar frases comuns e levar a criança a repita-las com a sua personagem preferida.
Aqui estão algumas das frases feitas mais populares presentes em desenhos animados.
- Elsa (Frozen): ‘Let it go.’ (Já passou.)
- Buzz Lightyear (Toy Story): ‘To infinity and beyond.’ (Para o infinito e mais além!)
- Fireman Sam (O Bombeiro Sam): ‘Great fires of London!’ (Grandes incêndios de Londres!)
- Chase (Paw Patrol) (Patrulha Pata): ‘Ready for action!’ (Prontos para a ação!)
Além das frases, a criança também aprenderá as músicas, que geralmente também estão repletas de linguagem interessante.
Os melhores programas para crianças no primeiro ciclo
As crianças no primeiro ciclo podem preferir programas like Fireman Sam. Podem inclusivamente subscrever o the Fireman Sam YouTube channel. Os episódios estão repletos de ação, mas as histórias são fáceis de acompanhar, o que vai ajudar a manter as crianças entretidas.
Se quer que as crianças comecem com programas mais curtos, experimente o site LearnEnglish Kids do British Council. Todos os vídeos integram fichas e jogos para que possa verificar se as crianças entenderam bem os vídeos. O leque de opções é vasto, podendo deixar as crianças decidir, tornando-as mais autónomas no processo, o que fará com que tenham ainda mais vontade de ver vídeos em inglês!
Os melhores programas para crianças mais velhas
As crianças do ensino secundário vão certamente encontrar alguns vídeos interessantes no site LearnEnglish Teens. Também pode incentivá-las a seguir as nossas Mini English Lessons. Os conteúdos disponíveis são inteligentes, curtos, divertidos e adequados a adolescentes que estejam a aprender a língua.
Os vídeos envolvem os jovens espectadores com opiniões interessantes e temas apelativos. Na verdade, é provável que as crianças aprendam algumas expressões muito úteis que lhes permitirão falar de forma fluente em pouco tempo. Quem sabe? Podem até ter vontade de se gravar a si próprias a falar em inglês sobre alguns desses tópicos.
Como deixar as crianças entusiasmadas com vlogs
O vlogging, também conhecido como 'videoblogue', pode ajudar as crianças a praticar a conversação e fazê-las sentir-se mais envolvidas na aprendizagem da língua. Não há necessidade de as crianças publicarem os seus vlogs, mas poderão achar divertido gravarem-se a si mesmas.
Sugira que falem sobre coisas como as suas dez atividades favoritas ou músicas preferidas. Podem focar-se no que têm estado a aprender e mostrar à família e aos amigos mais próximos.
Uma forma de dar a conhecer o conceito de vlogging em inglês às suas crianças consiste em ver os canais de vloggers populares que já existam. O Ryan's World por exemplo, é um canal fantástico, com conteúdo atualizado regularmente e mais de 37 milhões de subscritores. O Ryan mantém-nos entretidos com jogos de fantasia, experiências científicas, vídeos de música, sketches, desafios, trabalhos manuais e muitos outros tipos de conteúdo.
As crianças também poderão gostar de fingir serem apresentadoras de TV ou de notícias. Se procura conteúdo mais factual e alguma inspiração para os seus programas, peça-lhes para verem vídeos no site Newsround. É uma fonte fiável da BBC que apresenta os mais recentes eventos de forma adequada à idade.
Para concluir
O importante é criar o hábito de ver vídeos em inglês, seja para entretenimento ou para nos mantermos atualizados. Ajudar as crianças a escolher programas e a encontrar aqueles de que gostam pode ser um processo demorado, mas vale a pena. Reserve algum tempo todos os dias para ver TV com a sua família e notará grandes melhorias nas competências de inglês das crianças.