Integrar música em inglês, através de canções e rimas, é uma maneira excelente para as crianças pré-escolares aprenderem a língua de forma natural, confortável e entusiasmante, incentivando-as a reproduzir sons em inglês de maneira positiva e espontânea.
Ouvir canções e rimas em inglês é benéfico para aperfeiçoar a pronúncia das crianças e proporciona um modelo claro e natural para a entoação, ritmo e cadência das frases.
Mais do que um mero meio de aprendizagem da língua inglesa, a participação em atividades musicais é uma excelente atividade social e pode fazer maravilhas pela autoconfiança e autoestima dos pequenos aprendizes, à medida que começam a cantarolar suas próprias canções e explorar a autoexpressão.
5 dicas fundamentais para ajudar a integrar a música em inglês no quotidiano do seu filho, em casa ou em movimento:
1. Crie um ambiente musical no dia a dia.
A música pode tornar as tarefas mais impopulares muito mais agradáveis. Combinada com uma canção, esses trabalhos podem ser tornados um pouco mais atrativos. Por que não tentar cantar em conjunto ‘Clean Up’ em inglês enquanto arrumam os brinquedos juntos? Além de tornar as tarefas domésticas mais atrativas, usar música regularmente também é uma ótima maneira de sinalizar uma rotina ou hora do dia. Cantar em inglês ‘The Bath Song’ ou músicas suaves na hora de dormir pode sinalizar o fim do dia e ajudar a preparar seu filho para a história de adormecer.
Além de acalmar, a música pode ser usada para animar. Que tal usar música como parte da sua rotina matinal, com canções de contar, cânticos ou até mesmo lembrando de se vestir, tudo isso pode ajudar a acordar essas cabeças sonolentas! Por que não experimentar acompanhar o ritmo desta animada canção ‘Count and Move’ enquanto começam a rotina matinal juntos?
2. Mexa-se ao Som da Música:
Dançar como se ninguém estivesse a ver é um dos prazeres simples da vida, tanto para adultos como para crianças. Por isso, aproveitem a oportunidade para se mexerem juntos! Dançar não só é divertido, como também é uma parte importante do desenvolvimento das crianças.
A atividade física pode ajudar as crianças a entender uma canção. Ações físicas são uma grande forma de mexerem (e aprenderem sobre) o corpo, e a dança é fantástica para ajudar a desenvolver as capacidades motoras, a coordenação e o equilíbrio dos mais novos. Fortalecer os músculos com a língua inglesa enquanto agitam o corpo ao som the ‘The Hokey Cokey’ ou ‘Head, Shoulders, Knees and Toes’.
Praticar as ações das rimas infantis pode ajudar a desenvolver e a fortalecer as capacidades motoras e de escrita nas crianças. Por que não tentar replicar o ‘Incy Wincy Spider’ ou o ‘Twinkle Twinkle Little Star’.
3. Cante Alto e Bom Som:
Cantar alto é uma ótima forma de exercitar os lábios, a língua e os ouvidos. Cantar em conjunto pode proporcionar às crianças um forte sentido de comunidade e muita diversão!
Cantar em inglês para o seu filho vai ser um exemplo fantástico e vai encorajá-lo a participar na cantoria. Não se preocupe se não tiver uma voz angelical, as crianças são a plateia mais perdoadora.
À medida que o seu filho desenvolve a sua confiança musical, talvez possa encorajá-lo a cantar uma breve canção em inglês perante uma audiência de família? Ou, se estiver envergonhado, que tal gravá-lo a cantar num simples gravador ou telemóvel, e deixar que o seu filho se veja e ouça - ficaram certamente orgulhosos!
4. Brincar com a Música:
Brincar com instrumentos musicais e criar diferentes sons com o seu filho pode ser uma experiência tátil e multissensorial para ambos. A exploração musical lúdica e prática é uma maneira fantástica de desenvolver a consciência sonora e as habilidades auditivas do seu filho. Ademais, pode também desenvolver aptidões de coordenação dos olhos e a capacidade de reconhecer ritmos e batidas.
Por que não tentar fazer o seu próprio instrumento musical? Instrumentos de precursão, como maracas, são um bom ponto de partida. Reutilize um recipiente apropriado, como uma garrafa de plástico ou um Tupperware velho, antes de escolher massa, feijões, ervilhas ou arroz para o seu conteúdo. Prender bem a tampa do recipiente e é hora de agitar, agitar, agitar!
Vejam “Shakey Shakey” com a Sam e a Pam, aprendam palavras, cantem a música e agitem-se ao ritmo da canção! Para mais ideias sobre criar instrumentos em casa, que tal explorar o site LearnEnglish Kids?
5. Utilize Adereços:
Exibir elementos visuais chamativos e usar fantoches ou adereços juntamente com uma canção pode ajudar as crianças a entenderem o tema da canção ou história e a aprender e memorizar novo vocabulário.
Os fantoches adoram aprender! À medida que o seu filho fica mais confiante com músicas e rimas em inglês, por que não incluir fantoches na sessão musical? Os mais pequenos adoram fazer o papel de professores e, pela minha experiência, quando um fantoche erra uma palavra, as crianças corrigem-no! Um fantoche simples pode ser feito com uma meia velha e dois botões para os olhos. Visite o LearnEnglish Kids para mais inspiração!
Elementos visuais na forma de cartões também podem ser usados para introduzir novas palavras que possam fazer parte de canções. Os cartões podem ser transferidos da página LearnEnglish Kids, ou, se se sentir criativo, por que não desenhar os seus próprios cartões? Deixar que as crianças explorem os cartões ao seu ritmo pode encorajá-las a relembrarem-se das canções de forma autónoma, ao associarem as imagens às músicas.
Introduzir canções e rimas em inglês no dia a dia é uma forma fantástica de complementar a aprendizagem da língua inglesa, ajudando nas áreas-chave de desenvolvimento para crianças pequenas.
Para mais ideias sobre como criar seus próprios instrumentos musicais caseiros, explore o site LearnEnglish Kids.