By British Council Portugal

26 de Jun de 2023 - 11:25

Selection of stories in English for primary aged children, blog image

Se tiver uma criança na escola primária e estiver à procura de formas de a motivar e ajudar a melhorar o seu inglês, ler livros com ela pode ser exatamente o que ela precisa.

Os benefícios de aprender inglês através de histórias

Todas as crianças adoram uma boa história, mas sabia que uma das melhores maneiras de as crianças pequenas aprenderem inglês é através de histórias? Para começar, histórias são motivadoras, porque são divertidas e lúdicas. As personagens, os cenários e os enredos ajudam as crianças a aprender sobre o mundo à sua volta, estimulam a sua imaginação e encorajam a curiosidade - «Como será que a história continua?»

Uma boa história é como se fosse uma boa cola, que mantém tudo junto. Muitas coisas podem ser aprendidas de uma só vez. Em primeiro lugar, aprender novas palavras no contexto de uma história ajuda as crianças a lembrarem-se melhor das palavras, porque existe uma forte associação com as personagens, o cenário ou o enredo, e nos livros ilustrados, estas novas palavras estão ligadas às ilustrações. Em histórias há ainda os versos rimados, que ajudam as crianças a aprender a pronunciar e soletrar palavras em inglês complicadas de uma forma divertida e animada. As rimas também tornam as palavras mais fáceis de recordar, porque ajudam as crianças a memorizá-las pela forma como soam. Para além do vocabulário e pronúncia, ouvir ou ler uma história repetidamente pode ajudar as crianças a interiorizar as estruturas das frases, por isso, quando mais tarde vierem a estudar gramática, terão muitos exemplos a que recorrer. Através das histórias, as crianças aprendem também a seguir um enredo e a sequenciar as suas ideias - que são os blocos de construção para uma boa capacidade de comunicação.

«Mas se as palavras parecerem complicadas, será que o meu filho compreenderá a história?»

Uma das boas vantagens das histórias infantis é que elas são acompanhadas de belas ilustrações. Se o seu filho não compreender algo que ouve ou lê, provavelmente será capaz de descobrir o que se está a passar ao olhar para as ilustrações. Não importa que não compreendam cada palavra, inferir o significado de um texto é uma valiosa capacidade de compreensão de leitura. As crianças também podem desfrutar de uma história apenas pela forma como soa, em vez de se concentrarem no significado de cada palavra. Muitas histórias infantis são simplesmente uma boa desculpa para dizer rimas tolas, divertir-se com trava-línguas e apreciar os sons engraçados do inglês - e há muitos deles!

Criar uma rotina para ler/contar uma história

Quer seja uma história antes de dormir, ou numa cadeira confortável junto à lareira, é bom ter uma rotina de ler/contar uma história, para que as crianças associem a leitura em inglês a algo agradável. A sua rotina de ler/contar história não precisa de ser complicada; pode ser apenas um momento especial com a mãe, o pai, a avó ou outra pessoa, que o seu filho aguarda com expectativa.

«E se eu não falar inglês?»

Se ler uma história em voz alta em inglês para o seu filho estiver além das suas habilidades, pode utilizar as inúmeras histórias infantis disponíveis em áudio, CD ou online. Pode incluir a atividade de ouvirem a história juntos na sua rotina de ler/contar uma história, com o bónus adicional de a poder ouvir no carro a caminho da escola ou para entretenimento em viagens mais longas de carro ou comboio. Há também a Internet. O LearnEnglish Kids do British Council tem uma grande coleção de histórias que o seu filho pode ouvir e ler ao mesmo tempo, e a Barefoot Books também tem uma grande coleção de histórias animadas online.

Escolher a história certa

Agora que conhece os benefícios de ler histórias com o seu filho e como fazê-lo, que histórias deve ler? O meu conselho é que escolha uma história simples com ilustrações apelativas, com base nos interesses do seu filho. No entanto, é provável que se gostar da história, o seu filho também gostará - nada supera um contador de histórias entusiasmado! Mas para o ajudar a começar, aqui estão algumas das minhas histórias infantis favoritas, adequadas para crianças de todas as idades do ensino primário:

- Walking through the Jungle (A Caminhar Pela Selva) - de Stella Blackstone, ilustrado por Debbie Harter

Esta história leva-nos numa caminhada através da floresta tropical, uma subida a uma montanha e um mergulho pelo oceano. Através de rimas e repetições, o seu filho aprenderá sobre animais e os sons que eles fazem, verbos de movimento e cenários exóticos em todo o mundo. É um dos meus favoritos porque é divertido encenar as diferentes cenas!

- There Was an Old Lady Who Swallowed a Fly (Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca) - conto tradicional

Esta é outra das minhas favoritas. É a história de uma velha senhora que engole uma mosca. Ao tentar apanhar a mosca ela engole cada vez mais animais, que aumentam de tamanho, até que... (bom, não estragarei a surpresa). É uma forma divertida de aprender sobre animais e palavras rimadas, e o seu ritmo cativante faz com que seja uma história divertida de cantar. Pode ouvir a versão em canção da história aqui no sítio web LearnEnglish Kids do British Council.

- Happy Birthday Winnie (Feliz Aniversário, Winnie) - de Valerie Thomas, ilustrado por Korky Paul

Winnie, a Bruxa, vive numa casa preta com o seu gato preto Wilbur. Tudo o que ela tem é preto! Nesta história, Winnie celebra o seu aniversário. O seu filho irá praticar os dias da semana de uma forma significativa, bem como aprender palavras sobre diferentes membros da família, presentes de aniversário e jogos de festa, assim como diversos tipos de bolo! Hmmm! Há também inúmeras oportunidades para praticar o som de «w»!

- The Tiger Who Came to Tea (O Tigre que Veio para o Chá) - Judith Kerr

Publicada pela primeira vez em 1968, esta história tem sido a preferida de muitas gerações e é popular até hoje. Conta a história de uma menina chamada Sophie e de um tigre que se convida a tomar chá. O tigre come e bebe toda a comida e água da casa de Sophie, e depois parte, para nunca mais voltar. Esta história é ótima para aprender sobre comida, bebida e coisas na cozinha. É uma história doce e simples, com muita repetição, que torna fácil de acompanhar e participar.

- The Smartest Giant in Town (O Gigante mais Inteligente da Cidade) - de Julia Donaldson, ilustrado por Axel Scheffler

Adoro esta história, porque ensina as crianças sobre bondade e como dizer obrigado - e tem um belo final. A história é sobre George, o Gigante, as suas novas roupas, e sobre como conhece vários animais que precisam desesperadamente da sua ajuda. Numa história repleta de palavras rimadas, as crianças aprendem sobre roupas, animais, expressões úteis como «O que aconteceu?», «Não fique triste!» e como dizer coisas como «o mais inteligente» e «o mais bondoso».

- The Gigantic Turnip (O Nabo Gigante) - de Aleksei Tolstói, ilustrado por Niamh Sharkey

Esta popular história infantil é um conto popular russo. Trata-se de um velho senhor que planta um nabo, que cresce tanto que não o consegue arrancar do chão sozinho. Ele pede ajuda à sua mulher, mas eles ainda não o conseguem puxar. A história desenvolve-se à medida que eles recebem cada vez mais ajuda dos seus animais da quinta, até que finalmente puxam o nabo juntos. Esta história é ótima para aprender sobre animais, vegetais, descrições (adjetivos) e ações (verbos). É mais um exemplo de uma história divertida de encenar. Recordar a sequência da história encoraja a concentração e também constrói capacidades de memória. Gosto muito da moral desta história: «Se trabalharmos todos juntos, podemos fazer qualquer coisa!».