By British Council Portugal

14 de Apr de 2025 - 15:41

The right test at the right time, blog image

Uma abordagem única e isolada dos testes linguísticos não resulta. É por isso que, no British Council, adotamos uma abordagem holística do ensino, da aprendizagem e da avaliação da língua, bem como uma perspetiva de longo alcance, com os olhos postos no futuro.

A seguir, mostramos-te como se traduz esta abordagem.

Ver o panorama geral

Em vez de considerarmos a língua, os utilizadores da língua e os testes de forma isolada, tratamo-los como partes integrantes de ecossistemas linguísticos, sociais e educativos mais vastos. Quando estes ecossistemas trabalham em conjunto, favorecem os alunos, as suas comunidades académicas, sociais e profissionais e, em última análise, o mundo inteiro.

Por outras palavras, a realização do teste certo, no momento certo (e pelas razões certas) conduz a resultados positivos. Isso deve-se ao facto de dar às pessoas a melhor hipótese de tirarem partido das oportunidades oferecidas pela aprendizagem do inglês em momentos importantes das suas vidas.

Compreender o contexto

Para oferecermos o teste certo, no momento certo, apoiamo-nos no modelo sociocognitivo (ver o Diagrama 1: Modelo sociocognitivo, atualizado a partir de Chalhoub-Deville e O’Sullivan, 2020) e em mais de 90 anos de investigação e desenvolvimento de testes. Isto permite-nos colocar os candidatos, as suas necessidades e as suas motivações em primeiro plano em cada passo do desenvolvimento dos testes. No âmbito deste processo, temos em conta as seguintes caraterísticas do aluno: 

  • Idade do aluno 
  • Etapa de aprendizagem  
  • O ambiente onde o teste é realizado  
  • Aspetos sociais (interativos) e cognitivos (produtivos) da utilização da língua 
  • Motivo do teste 

A última característica é crucial porque faz quase sempre parte de uma cadeia de objetivos mais ampla e a longo prazo que resulta em mais oportunidades e maior prosperidade para as pessoas e as suas comunidades. Nesta ótica, o desenvolvimento dos testes está sempre estreitamente ligado ao contexto: Quem é o candidato? Quais são os seus objetivos de vida? Como, onde e por que razão vai utilizar a língua? Quais são os temas que despertam o seu interesse e o motivam? Quais são os formatos mais indicados para o ajudar?

Ter em conta as diferentes partes interessadas

Também colocamos questões importantes sobre as decisões que serão tomadas com base na pontuação do teste e o impacto nos candidatos e noutras partes interessadas. A validade de um teste não se limita à sua robustez estatística, também tem de ser adequado e útil para um contexto e objetivo específicos. Além disso, tem de ser claramente compreensível para todos aqueles que necessitam dos conhecimentos que proporciona.

Por exemplo, se te estás a candidatar a um emprego, precisas de um teste que demonstre a capacidade no trabalho. Por outro lado, o teu potencial empregador precisa de ser capaz de interpretar os resultados de uma forma que lhe indique se tens as competências necessárias para lidar com determinadas situações. 

Envolver os alunos modernos através da tecnologia

Também estamos cientes de que os alunos de todas as idades e de todos os estratos sociais ficam ansiosos com os testes e que este stress pode afetar negativamente a sua capacidade de demonstrar as suas verdadeiras competências. É por isso que trabalhamos afincadamente para tirar partido da tecnologia mais recente e desenvolver experiências de realização de testes com conteúdos e formatos genuinamente apelativos. Por exemplo, utilizando a animação ou narração de histórias para tornar os testes para crianças mais acessíveis.

A nossa missão é garantir que as avaliações linguísticas acompanham os avanços nesta área, como a IA. É uma realidade na vida quotidiana e, se utilizada da forma correta, também deverá sê-lo na sala de aula. Nos nossos testes, esforçamo-nos por ir ao encontro do nível do candidato para que este se sinta confortável. Isto ajuda a obter um desempenho natural e, por conseguinte, a medida mais exata da sua capacidade.

Uma base sólida para resultados fiáveis

Tudo o que fazemos baseia-se nas normas e enquadramentos que estão (ou deveriam estar) no centro dos sistemas de aprendizagem abrangentes. Por exemplo, as nossas escalas de classificação estão alinhadas com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) em termos de proficiência linguística e os moldes das nossas tarefas de teste baseiam-se nas afirmações do QECR. Deste modo, os estabelecimentos de ensino, os pais, os professores e outras partes interessadas podem ter uma compreensão clara e objetiva do significado de um resultado em termos de capacidade de comunicação, bem como provas para comparar a proficiência em diferentes fases.

Uma vez que o QECR é amplamente utilizado para sustentar o conteúdo, a apresentação e a avaliação dos cursos, isso também significa que os nossos testes apoiam um ecossistema unificado, que demonstrou ser o caminho mais rápido e equilibrado para o sucesso.

Tudo isto permite-nos criar testes mais inteligentes, mais precisos, inovadores e flexíveis que satisfazem as necessidades dos alunos, professores e empregadores.

Aprender com os nossos alunos

A nossa abordagem de desenvolvimento de testes focada no aluno, dependente do contexto e baseada em provas está integrada em todas as fases do ciclo de testes. Desde a conceção inicial, em que avaliamos as necessidades do grupo de candidatos, até à produção dos itens de teste, que são rigorosamente testados quanto à qualidade, fiabilidade e adequação. As nossas políticas conjuntas de Justiça, Igualdade, Diversidade e Inclusão (JEDI) focam-se neste ponto e fazemos as adaptações adequadas necessárias para os candidatos com deficiência. Tudo isto tem por objetivo garantir que os nossos testes são relevantes e apelativos, e dão apoio a todos os alunos em qualquer ponto do seu percurso de aprendizagem.

Mas os nossos esforços não ficam por aqui: o nosso trabalho estende-se muito para além da conceção, desenvolvimento e pontuação dos testes. Também investigamos e implementamos as conclusões em termos de entrega de pontuações aos candidatos, aos pais e aos estabelecimentos de ensino, e acompanhamos de perto o impacto dos nossos testes nos candidatos e no mundo que os rodeia, de modo a podermos melhorar.

Testes do British Council: abrimos portas aos alunos

Estamos orgulhosos do facto de todas as nossas iniciativas em matéria de desenvolvimento das nossas avaliações nos permitirem apoiar os alunos e as suas comunidades educativas, locais e globais com testes e experiências de realização de testes que se pautam pela inovação e excelência. Desta forma, ajudamos as pessoas a progredirem mais facilmente ao longo do seu percurso de aprendizagem e a tirarem partido das oportunidades que o mundo em geral tem para lhes oferecer.