São muitos os pais que se preocupam se o nível de inglês dos seus filhos ou os conhecimentos adquiridos na escola ou em aulas extracurriculares serão suficientes para proporcionar-lhes mais oportunidades no futuro. O problema é que não se lembram que, enquanto pais, também podem ajudar bastante em casa. Existem recursos como as rimas em inglês e atividades como a realização de rotinas, simples de pôr em prática no dia a dia e que podem facilmente representar uma parte divertida da vida familiar em inglês.
Rotinas
Vamos pensar em rotinas básicas. Grande parte da vida das crianças é composta por atividades estruturadas, nas quais tendemos a repetir frases concretas quando lhes pedimos que façam algo. Por exemplo, conseguir fazer com que as crianças lavem as mãos antes de se sentarem a comer pode ser um desafio, por isso, talvez seja uma boa ideia inventar uma canção ou um ritmo que marque a rotina e, assim, não só estaremos a ensinar-lhes frases em inglês como também conseguiremos que cumpram a tarefa sem chorar.
Now it's time to wash our hands, wash our hands!
Now it's time to wash our hands and come to lunch!
Podemos aplicar esta estratégia para que arrumem o seu quarto, lavem os dentes ou até para que comam vegetais!
Canções e rimas em inglês
Para além das palavras soltas e frases úteis, queremos que as crianças e os jovens saibam pronunciar bem o idioma e para isso não há nada melhor do que praticar, e muito. Os falantes nativos de inglês crescem rodeados de canções e rimas em inglês que os ajudam a aprender os sons concretos e a entoação e a saber onde recai a sílaba tónica em cada palavra e no conjunto de uma frase. Todos estes elementos são fundamentais para uma boa pronunciação, pelo que seguir o seu exemplo é uma boa maneira de ajudar os seus filhos.
As canções e rimas em inglês têm de ser divertidas e apelativas, e se incluírem algum elemento físico que ajude as crianças a memorizarem as palavras, ainda melhor. Este é um exemplo de uma rima que utiliza as maçãs como pretexto para incutir a importância de partilhar com os outros:
Two big apples
Under a tree.
One is for you
And one’s for me.
Uma canção muito famosa, que talvez já conheça, é a Pat-a-cake [Fazer um bolo], que é acompanhada por um jogo de palmas:
Pat-a-cake, Pat-a-cake
Baker's man
Bake me a cake as fast as you can
Pat it, and prick it and mark it with 'B'
Put it in the oven for Baby and me.
Enquanto cantam a canção, vá batendo as palmas das mãos contra as do seu filho: primeiro cada um dá uma palmada e depois batem as palmas das mãos um contra o outro. As crianças vão adorar assim que lhe apanharem o jeito!
Quando analisamos alguns dos sons da canção, vemos que as crianças aprendem a distinguir as consoantes /b/ e /p/, que podem ser difíceis para alguns estudantes de inglês, incluindo os mais velhos. Também temos a pronúncia de "bake" e "cake", que as crianças aprendem de forma intuitiva porque rimam em inglês, o que também contribui para que pronunciem melhor as palavras semelhantes como "make", "take"...
O desafio dos trava-línguas
As crianças adoram trava-línguas e são capazes de passar horas a competir com os pais e os irmãos para descobrirem quem é que consegue pronunciá-los melhor. Não existe melhor forma de aprenderem inglês sem se aperceberem! Transformá-lo num desafio semanal durante o jantar pode ser muito divertido, e é uma ótima maneira de ajudá-los a sentirem-se mais confiantes ao falar, ao mesmo tempo que praticam a sua capacidade de compreensão auditiva, enquanto esperam que sejam os pais a cometer um erro. Se não se sentir confiante, pode transferir e utilizar ficheiros áudio em vez de ser você a pronunciá-los.
Um trava-línguas muito famoso para praticar a pronúncia dos sons /sh/ e /s/ é: She sells seashells [Ela vende conchas]. Pode complementar esta atividade ao pedir ao seu filho que faça um desenho sobre aquilo que é dito no trava-línguas.
Também existem trava-línguas que incluem rimas em inglês, o que faz deles uma atividade duplamente divertida:
Acker Backer, Soda Cracker, Acker Backer Boo!
Acker Backer, Soda Cracker
Out goes YOU!
Cartões de aprendizagem ou flashcards
É provável que pense que não tem tempo para imprimir e recortar cartões de aprendizagem, mas, de facto, são tão versáteis e podem ser utilizados em tantas atividades que vale mesmo a pena dedicar-lhes esse tempo. Contar com alguns conjuntos temáticos de cartões para utilizar enquanto prepara o jantar ou num dia chuvoso, é uma boa maneira de ajudar os seus filhos a estudar para o seu próximo exame de inglês e de passar tempo de qualidade com eles.
A nossa primeira sugestão é o tradicional jogo de fazer pares, utilize os cartões como um jogo de memória e vá jogando à vez com o seu filho, levantando um cartão enquanto tentam recordar onde está o seu par. É importante que o seu filho diga aquilo que vê cada vez que virar um cartão. Pode aumentar a dificuldade utilizando palavras que rimem ou combinações de palavras e imagens para que aprenda a reconhecê-las, o que, por sua vez, ajudará com a ortografia. Se tiver filhos mais velhos, incentive-os a participar no jogo: é uma ótima solução para rever e melhorar o inglês de todos.
Outra forma menos tradicional de jogar com os cartões é colar em cima de uma mesa, com um pouco de Patafix ou fita-cola, vários cartões de diferentes temas, agrupando-os: por exemplo, 4 cartões de animais, 4 relacionados com o tempo, 4 sobre roupa e calçado, etc. Com um dado e umas fichas, terá uma versão inglesa do jogo da Glória. À medida que o seu filho for avançando, pode adicionar mais cartões como "Miss a turn" ["Uma vez sem jogar"], "Go back 2 spaces" ["Anda 2 casas para trás"], etc. Para além de praticarem o vocabulário dos cartões, as crianças vão-se habituando ao léxico típico dos jogos, como "It's my turn" ["É a minha vez"], "You're next" ["Agora é a tua vez"], "Can I have the dice please?" ["Passas-me o dado, por favor?"]. O lado positivo é que também podem jogar com outras crianças e, no final do jogo, colocar os cartões no monte correspondente a cada tema.
Nesta página é possível encontrar vários cartões já feitos, é só escolher.
Contos
As vidas das crianças não seriam as mesmas sem os contos. Para além disso, representam uma fonte de vocabulário. Os especialistas afirmam que os seres humanos contam com uma panóplia de frases ao seu alcance que utilizam sem pensar e, no que diz respeito a frases úteis, os contos são uma mina de ouro.
Um exemplo seria o clássico conto What's the time, Mr Wolf? O título já oferece um bom exemplo de uma frase útil, mas à medida que avançamos pela história podemos encontrar outras como It's dinner time [Está na hora de jantar], It's time for lunch [Está na hora de almoçar], It's time to lay the table [Está na hora de pôr a mesa], It's 5 o'clock! [São 5 da tarde!], etc. São exemplos magníficos que pode incorporar nos hábitos diários do seu filho para ajudá-lo a utilizar o inglês de uma maneira natural e divertida.
O cofre do tesouro inglês
Talvez seja interessante guardar todos estes contos, cartões, rimas em inglês e jogos num lugar especial, num "cofre do tesouro inglês". Quando as crianças começarem a ganhar confiança, vão querer jogar por si próprias e o facto de terem tudo aquilo de que necessitam num sítio especial, irá incentivá-las a jogar espontaneamente, utilizando o inglês que aprenderam com os pais e nas aulas. Ficará surpreendido com a quantidade de conhecimento que é assimilado durante estas atividades!
Não há dúvidas de que dedicar algum tempo a praticar jogos e rotinas divertidas em casa é realmente importante para aumentar a confiança e os conhecimentos de inglês das crianças.
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