Melhore as competências de inglês com jogos divertidos e interativos de aprendizagem de línguas para crianças
Os jogos são uma ótima forma de aprender uma língua, na verdade, os estudos demonstram que os jogos podem ter um impacto positivo na motivação, independência, atitude e autonomia das crianças na aprendizagem. Além disso, divertirem-se enquanto aprendem é especialmente importante para os jovens porque incentiva a criatividade, a resolução de problemas e outras competências essenciais para a vida.
Há muitas formas de os jogos promoverem a aprendizagem de uma língua. Quer se trate de seguir instruções em inglês, associar vocabulário inglês a ações ou desenvolver a confiança na expressão e compreensão oral em inglês, os jogos oferecem um formato social e interativo para aumentar a proficiência em inglês.
Há uma grande variedade de atividades lúdicas em inglês para alunos do primeiro ciclo. Queremos ajudá-lo a escolher as mais adequadas para as suas crianças e, por isso, listamos algumas das nossas favoritas, testadas e comprovadas.
Prepare-se para ser competitivo e criar um excelente ambiente de aprendizagem de inglês.
Jogos de cartas
Os jogos de cartas são um clássico por uma razão. Podem ser levados para todo o lado, são seguros e constituem uma das ferramentas mais eficazes de apoio à memória na aprendizagem de uma língua. Além disso, por serem visuais, os jogos de cartas ajudam as crianças a identificar padrões na adoção da linguagem e incentivam-nas a aprender de forma independente.
Aqui estão alguns dos nossos melhores jogos de cartas. Além disso, recomendamos que explore e imprima a série de cartões proposta pelo LearnEnglish Kids.
Snap!
Objetivo:
Recolher o maior número de cartas sendo o primeiro a dizer 'Snap!' quando aparece um par
Materiais:
Cartas normais ou cartas especiais do 'Snap!'
Como jogar:
- Pegue num baralho de cartas normal e distribua-o igualmente entre os jogadores (mínimo de duas pessoas, sem número máximo de pessoas).
- Os jogadores não podem olhar para as suas cartas e cada jogador reveza-se a colocar uma carta, virada para cima, à frente de todos.
- Quando uma carta é colocada sobre uma carta igual (por exemplo, dois "7" ou dois gatos), o primeiro jogador a dizer 'Snap !' ganha todas as cartas que foram colocadas até esse momento.
- O jogo continua até que apenas um jogador tenha cartas. Ganha quem tiver mais cartas.
Dica útil:
Além de aprender a palavra 'Snap!', os jogadores também podem ter de dizer o número da carta e o naipe (spades, club, hearts, diamonds (espadas, paus, copas, ouros)) em inglês quando houver uma correspondência
Jogo da memória ou Pelmanism
Objetivo:
Fixar onde estão os pares de cartas e recolher o máximo de cartas possível
Materiais:
As cartas do 'Memory game' (jogo da memória) apresentam geralmente imagens de animais, pessoas ou objetos. Se não tiver estas cartas especiais, também poderá usar cartas normais com números: certifique-se apenas de que tem um número par de cartas e que cada carta tem um par.
Como jogar:
- Este jogo de associação aposta mais na reflexão e é menos caótico do que o 'Snap!’. Coloque todas as cartas viradas para baixo e espalhe-as sobre a mesa para que não se toquem.
- Em seguida, os jogadores jogam à vez virando duas cartas: se encontrarem um par correspondente, ganham esse par e jogam outra vez.
- Vence quem ganhar mais pares no final do jogo.
Dica útil:
À medida que forem avançando, os jogadores podem especificar a ordem das cartas que fazem par para as ganhar. Por exemplo, "a segunda carta da esquerda e a terceira carta da direita são pares".
Jogos de caneta e papel
Ideais para ajudar as crianças do primeiro ciclo a melhorar as suas competências de leitura e escrita em inglês, estes jogos de caneta e papel são divertidos e informativos.
Stop the bus (Parar o autocarro)
Objetivo:
Escrever o maior número de palavras originais que lhe ocorrerem
Materiais:
Caneta e papel para cada jogador
Como jogar:
Esta é uma das atividades de aprendizagem de inglês mais populares para alunos do primeiro ciclo.
- Primeiro, escolha cinco categorias, por exemplo, sentimentos, desportos, adjetivos, vegetais e frutas.
- Em seguida, escolha uma letra ao acaso, tirando-a do saco ou utilizando um seletor aleatório online.
- Peça aos jogadores que escrevam o máximo possível de palavras em inglês dentro de cada categoria, começando com a letra escolhida. Por exemplo, se a letra selecionada for um 'T', os alunos poderão escrever 'tired', 'tennis', 'thoughtful', 'turnip' e 'tomato '(cansado, ténis, delicado, nabo e tomate).
Depois de todos terem escrito uma palavra para cada categoria, alguém grita 'Stop the bus!' e os jogadores leem as suas palavras em voz alta. Os jogadores só marcam pontos por palavras que mais ninguém tenha escrito. Ganha quem atingir os dez pontos primeiro.
Pessoas famosas
Objetivo:
Fazer e responder a perguntas para adivinhar o nome de uma pessoa famosa
Materiais:
Um bloco de post-its
Como jogar:
- Geralmente, este jogo é jogado com nomes de pessoas famosas, mas pode ser adaptado para qualquer categoria, incluindo livros, animais, países e muito mais. Cada jogador escreve o nome de uma pessoa famosa num post-it e cola na testa da pessoa à sua direita.
- Em seguida, os jogadores jogam à vez para fazer uma yes/no question (pergunta de sim/não), para tentar descobrir o nome da pessoa famosa que está no post-it que têm na testa.
- Ganha quem adivinhar corretamente primeiro.
Dica útil:
Não é preciso limitar-se a pessoas famosas. Utilize os nomes de personagens de desenhos animados ou de pessoas que todos os jogadores provavelmente conheçam.
Jogos para passar o tempo
Está parado numa viagem de carro demorada ou numa fila de espera no supermercado? Aqui estão alguns jogos que pode jogar para passar o tempo, sem precisar de equipamento.
The minister’s cat (O gato do ministro)
Objetivo:
Pensar no maior número possível de adjetivos
Materiais:
Nenhum
Como jogar:
- Este jogo é jogado desde a época vitoriana. É um exercício divertido e excelente para treinar adjetivos e stress timing em inglês.
- Todos os jogadores batem palmas num ritmo 1, 2, 3, 4 em sintonia.
- O primeiro jogador diz, ao ritmo das palmas, 'The minister's cat is a (fat) cat', acrescentando o adjetivo que desejar.
- O segundo jogador pensa, então, num adjetivo que comece com a última letra do adjetivo anterior, por ex. 'The minister's cat is a (terrible) cat.'
- O jogo continua até que alguém não consiga pensar num adjetivo ao ritmo das palmas.
Dica útil:
Personalize o jogo utilizando o nome da criança. Por exemplo, ‘Jaime’s cat is…’ (O gato do Jaime é...).
I spy (Eu vejo...)
Objetivo:
Adivinhar o nome de um objeto que outro jogador está a pensar/consegue ver
Materiais:
Nenhum
Como jogar:
- Neste jogo, uma pessoa está a observar e todas as outras têm de adivinhar o que essa pessoa viu.
- O jogo começa com a frase 'I spy, with my little eye, something beginning with … (Eu vejo com os meus olhos algo que começa pela letra...)', seguida pela primeira letra do objeto misterioso.
- Se quiser praticar perguntas de sim/não, pode jogar a versão na qual os jogadores podem fazer até dez perguntas. Por exemplo, podem fazer perguntas como, ‘Is it outside the car?’, ‘Is it bigger than a football?’ (Está fora do carro? ou É maior do que uma bola de futebol?)
Dica útil:
Outra variação do jogo é dizer a cor do objeto, em vez da primeira letra.
I went shopping and I got (Fui às compras e comprei...)
Objetivo:
Memorizar o maior número possível de objetos de uma lista de compras
Materiais:
Nenhum
Como jogar:
- Neste jogo da memória, um jogador de cada vez adiciona itens a um carrinho de compras imaginário. O primeiro jogador poderá dizer 'I went shopping and I got a pineapple.' (Fui às compras e comprei um ananás.)
- O segundo jogador pode adicionar 'I went shopping and I got a pineapple and some tea.' (Fui às compras e comprei um ananás e chá.)
- O jogo continua com a lista cada vez maior. Se um jogador se esquecer de um dos itens ou hesitar durante demasiado tempo, está fora do jogo. O jogo continua até restar apenas um jogador.
Dica útil:
Algumas pessoas usam a regra de que os itens comprados devem ser ditos por ordem alfabética, por exemplo 'apples, bread, carrots' e assim por diante. Esta versão é ideal para ampliar o vocabulário dos alunos do primeiro ciclo e ajudá-los a praticar a ordem do alfabeto inglês.
Simon says (O Simão diz)
Objetivo:
Prestar muita atenção às instruções e não cometer erros
Materiais:
Nenhum
Como jogar:
- Neste jogo, um jogador é designado de 'Simon', executa ações e diz aos outros jogadores para copiá-las.
- As instruções começam sempre com ‘Simon says…’, seguido do pedido. As ações mais comuns do jogo "Simon says" incluem tocar no nariz, agitar o braço ou virar-se.
- No entanto, o truque reside nos jogadores só realizarem as tarefas quando ouvirem as palavras 'Simon says'. Se executarem as ações quando o jogador que faz de Simon não disser nada ou disser algo diferente como, por exemplo, 'Touch your toes, please' (Toca nos teus pés, por favor), perdem.
Recursos para atividades de alunos do primeiro ciclo
Não faltam sítios aos quais pode aceder para obter atividades interessantes e desafiadoras para os alunos do primeiro ciclo desenvolverem o nível de inglês. Estes incluem:
Ao participar em atividades e jogos de inglês como segunda língua, tente limitar as sessões a dez minutos, para não sobrecarregar as crianças. O tempo de aprendizagem ideal dos alunos ocorre em períodos curtos e rápidos, uma vez que conseguem compreender e reter de forma mais profunda o que treinaram.
Lembre-se sempre de dar muito feedback e de elogiar durante o processo, além de celebrar todos os participantes como vencedores.
Para obter mais conselhos sobre como desenvolver as competências de inglês dos alunos do primeiro ciclo, leia estas dez dicas sobre como motivar as crianças. Se pretender cozinhar e promover o nível de compreensão, experimente estas receitas fáceis em inglês para crianças.