Famelab Portugal - Winner 2011 - Leonor Medeiros

É com imenso prazer que faço parte da família de Famelabbers, pelo que significa de ter vivido uma experiência única e fabulosa, superado limitações em comunicação, e experienciado a verdadeira transversalidade que existe na comunicação de ciência.

Sendo uma arqueóloga, das ciências sociais e humanas, senti-me algo diferente no meio do grupo ao princípio, mas todos partilhávamos uma enorme paixão pelo que fazemos e uma vontade de o transmitir aos outros. Essa vontade de dar a conhecer a Arqueologia que se faz hoje foi o meu grande motor motivador na criação dos textos e no ultrapassar das várias fases da competição.

Os coordenadores e colegas do FameLab, para além de serem hoje uma família de amigos, deram-me ferramentas e conselhos preciosos para melhor comunicar, que continuo a expandir. Desde lá assumi definitivamente a comunicação de ciência como uma parte do meu trabalho de investigação, aprimorando alguns eventos de comunicação para o público que já coordenava (venham à próxima Festa da Arqueologia!), e juntei-me até aos Cientistas de Pé para comunicar ciência através de stand-up comedy.

Entretanto fiz o meu doutoramento nos EUA (Michigan Technological University), onde me especializei em Arqueologia e Património Industrial, com foco nas questões de desenvolvimento sustentável de comunidades locais através do património. Hoje sou docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-UNL, no programa de Arqueologia, onde ajudo a preparar as próximas gerações de arqueólogos. E sempre insistindo para que se habituem a comunicar também para lá do ambiente académico e profissional!

Tweets em @LAPMedeiros