Video: Introdução ao The Selector@British Council

 Da música eletrónica ao jazz, da tradicional ao folk, da clássica ao indie: o nosso programa de música promove todos os géneros de música, criando parcerias duradoras entre organizações britânicas e portuguesas. 

O Centenário de Benjamin Britten

Entre Junho de 2013 e Junho de 2014 o British Council vai reunir artistas, orquestras, jovens e público em todo o mundo para celebrar o centenário de Benjamin Britten - provavelmente o mais famoso compositor britânico do século XX.

A contribuição de Britten para a ópera, música sinfónica, música de câmara e reportório vocal  é incalculável. As obras musicais que Britten escreveu para crianças e jovens têm vindo a inspirar várias gerações a interessar-se pelo mundo da música. Britten foi o grande impulsionador da fundação Aldeburgh Festival Internacional, que proporciona  atuações de elevada qualidade internacional, envolvendo a comunidade local, e com o seu parceiro Peter Pears fundou a escola Britten-Pears que dá formação aos futuros compositores e artistas.

MiniOperas: uma parceria entre a English National Opera, Casa da Música e o British Council

Em junho de 2012 em parceria com a Casa da Música e English National Opera (ENO) lideramos um projeto inovador com o objetivo de encontrar novos talentos. O objetivo foi a criação de óperas de 5 minutos e as candidaturas contaram com três fases: redação do guião, composição musical e filmagem. A Casa da Música foi parceira da ENO num workshop, no qual participaram músicos da Homeless Orchestra (orquestra de sem-abrigos) e a equipa de especialistas em música digital da Casa da Música. O resultado foi "Ópera da Sons da Rua", por Som da Rua/Digitopia Collective, e foi digitalizado e descarregado no Soundcloud, sendo candidatas a um concurso internacional, com participantes de Portugal, da Itália e do Reino Unido, numa parceria com o British Council. 

Ver também