Materiais pedagógicos sobre Shakespeare

Os materiais pedagógicos sobre Shakespeare foram produzidos com base no programa "Shakespeare Lives" do British Council. Este programa global consistiu numa série de eventos e actividades que decorreram durante um ano, com vista a celebrar o dramaturgo mais conhecido do mundo no 400º aniversário da sua morte, em 2016.

Muitos dos materiais pedagógicos que foram lançados durante o programa continuam disponíveis e são gratuitos:

  • curtas-metragens inspirados em sua obra
  • plataformas digitais que permitem "remix" as suas próprias cenas
  • recursos pedagógicos para escolas e aprendentes de inglês de todas as idades no Reino Unido e em todo o mundo.
  • veja a página Shakespeare on Screen no sítio do BFI (British Film Institute) ScreenOnline: inclui filmes que datam de 1899 até hoje, todos adaptados e inspirados no trabalho de Shakespeare.
  • Sonetos de Shakespeare - originais e recentemente escritos. A coleção Shakespeare 400 do Poetry Archive's  contém gravações de vinte sonetos lidos por dez dos maiores poetas de hoje. Cada poeta escolheu um soneto favorito de Shakespeare e, inspirado no poema, escreveu um soneta novo como homenagem.

Descubra mais sobre ShakespeareLives e explore um conjunto de recursos aqui:

https://www.shakespearelives.org/programme

Materiais pedagógicos em Portugal

The Complete Walk

O Shakespeare's Globe apresenta um grupo de artistas reconhecidos que representam 37 curta-metragens - uma por peça -  com um elemento adicional, cada uma delas com uma duração de 10 minutos que é representada no local onde a peça original teve lugar. Veja os destaques do The Complete Walk

A seleção dos filmes foi apresentada ao público de uma forma continuada, em foyers de museus, bibliotecas e teatros. As pessoas interessadas puderam seguir uma trilha em Lisboa para ver os 37 filmes e explorar as instituições culturais que os acolheram.

Cópias do Complete Walk podem ser requisitadas por empréstimo por escolas, teatros, bibliotecas e instituições culturais. Para mais informação, entre em contacto com isabel.lopes@pt.britishcouncil.org

Sara Carinhas – o Legado de Shakespeare

Sara Carinhas nasceu em Lisboa em 1987. Estudou música, aulas de canto, balé e teatro. Ela começou sua carreira como atriz em 2003 e já realizou Racine, Shakespeare, Chekhov, Brecht, entre outros. Em 2015 ganhou o Globo de Ouro da Melhor Atriz em Teatro por seu papel na peça "A Farsa".

Em 2013, Sara Carinhas dirigiu a sua primeira peça “The Waves” baseada na peça de Virginia Woolf

Em 2016, Sara Carinhas, a nossa "Embaixadora do ShakespeareLives", entrevistou alguns dos mais conhecidos atores portugueses sobre a importância do trabalho de Shakespeare, em geral, e nas suas carreiras. Recolhemos algumas respostas muito interessantes.

Leia as entrevistas com Diogo Infante; Manuela Couto; Cristina Carvalhal; entre outros.

Veja a entrevista com atriz e produtora Cristina Carvalhal (acima)

Ligações externas